sábado, 31 de maio de 2008

Isaías Teixeira - 21/05/2008

Os pássaros da tristeza...

O provérbio chinês “Você não pode evitar que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode evitar que eles construam ninhos em seus cabelos” pode ajudar a população a rever seus conceitos, a tomar decisões certas, principalmente na política, deixando o comodismo de lado e buscar a politização. A política é o cérebro da sociedade. Se colocarmos pessoas de bem, capacitadas, compromissadas e honestas no poder certamente nossos organismos públicos serão fortalecidos e teremos como resultado um povo sadio em todos os aspectos. E precisamos de pessoas sérias para governar. E precisamos de pessoas sérias para cobrar de quem se submete a mexer com o nosso dinheiro. Os cidadãos precisam se conscientizar disso. Lamenta-se que os desmandos da classe política no país tenham levado ao descrédito do povo, o que deveria ser justamente o contrário: a pessoa necessita de remédio quando está doente, e, portanto, merece maior atenção, necessita de ajuda. Assim deve acontecer com o nosso país. Quanto mais aparecer gente querendo surrupiá-lo, mais deve aparecer pessoas para soerguê-lo. Todavia o brasileiro acostumou a assimilar a idéia de que votar em alguém é favor. Mas o simples ato de poder escolher alguém é motivo de satisfação, de liberdade, conquistado a preço de muito sangue derramado. Este ano o Brasil vai às urnas novamente para escolher os seus representantes municipais, e é preciso saber escolhê-los. Interessa-nos os bons políticos, os que apresentam-se como colaboradores e não como heróis. Todo mundo tem um sonho. Todo mundo quer viver bem. Há os que querem mudar de vida com o suor do trabalho. Há os que sonham em ganhar na loteria. E há os que entram ou pensam no poder para usufruirem das suas benesses. É uma cultura que se verifica. Ou nós acabamos com ela ou continuaremos mergulhados na corrupção. O voto consciente e a cobrança constante da população podem resolver este problema. Dessa forma, afinal, poderemos evitar que os pássaros da tristeza construam ninhos de ignorância e de omissão em nossos cabelos.

O destino do PTB

O seminário regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizado na manhã do sábado 17, nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga, tirou o ponto de interrogação da agenda política, deixou para trás o diálogo com o PSDB do governador Cássio Cunha Lima e do secretário estadual Djaci Brasileiro e lançou a pré-candidatura do vereador Audiberg Alves à prefeitura de Itaporanga. A decisão pegou muita gente de surpresa, inclusive, segundo informações, o próprio ex-prefeito Will Rodrigues, também do PTB, e que alimenta o desejo de voltar ao comando do executivo municipal. Mas ainda é uma incógnita se Berguim continuará com sua decisão até o registro de candidatura. No entanto, confirmado o nome dele como candidato do partido, o vereador aborta as pretensões de Will de disputar à prefeitura pelo PTB ou ser o vice de Djaci Brasileiro, numa composição com o tucano. Com duas pré-candidaturas de seus aliados na praça, o governador, que já anda com vários problemas para resolver, se vê em meio a outro surgido no seu próprio grupo, mas são várias as hipóteses que ele pode seguir para apagar o fogo, e uma delas é a de convencer Djaci Brasileiro ou Berguim desistir da candidatura e tentar manter a unidade do grupo. Para tanto, o governador terá que ser hábil para persuadir os dois pré-candidatos. Uma reunião será marcada com Berguim, Will e Djaci nos próximos dias visando definir o rumo do grupo PSDB/PTB nas eleições deste ano. Como convencer Djaci desistir de uma candidatura líder nas pesquisas? Como convencer Berguim que se acha injustiçado no grupo? Um nome de consenso seria a solução? Cássio terá mesmo vários caminhos a seguir para manter a unidade do grupo no município, mas o difícil mesmo será atravessá-los sem esbarrar em espinhos. Caso seu poder de persuasão não vingue, não resta outra alternativa ao mandatário estadual a não ser subir nos dois palanques ou ficar neutro na campanha. Pelo outro lado, tudo o que a situação deseja é um racha entre PSDB e PTB. Confirmado isso, o PMDB de Porcino tomaria um fôlego e teria facilitado suas pretensões de se manter no poder. O destino do PTB será mesmo a candidatura de Berguim?

“No PTB mandamos nós”

O deputado federal Armando Abílio, que participou do seminário,é conhecido como um político de governo. Se a maré está boa, Abílio está por lá. É o perfil do político oportunista. Era do PSDB, passou quatro anos na Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, mas, para ser governo em Brasília, teria que sair do ninho tucano. E foi o que fez. Ele deixou a antiga legenda e se filiou ao PTB, sigla que faz parte da base de sustentação do governo Lula na Câmara Federal. Melhor assim para o diamantese: “Lula lá e Cássio aqui”. O início no PTB foi tumultuado. Teve várias divergências com o ex-presidente da sigla Carlos Dunga, que mantinha o partido quase que totalmente sob o domínio de Cássio. Mas, um ponto deve ser referenciado: depois que Armando assumiu o PTB o partido tem se organizado e buscado sua identidade. O deputado, que nunca se deu bem com Will, apóia a candidatura de Berguim à prefeitura de Itaporanga. E envia um recado ao seu aliado Cássio: “o PSDB manda no PSDB; no PTB mandamos nós”. Recado que, inclusive, já teria sido dado por Abílio em João Pessoa, quando o deputado largou a candidatura tucana de lado para apoiar a reeleição dada como certa de Ricardo Coutinho (PSB).

Abuso sexual

O 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração
Sexual de Crianças e Adolescentes, foi lembrado em várias cidades do Vale. Em Itaporanga, algumas escolas participaram de uma passeata na segundafeira 19. Lamenta-se que continuem acontecendo crimes desse tipo contra crianças e adolescentes. E parece não haver limites para tantos bombardeios contra os menores provocados também pela internet e pela exposição de DVDs pornográficos vendidos sem nenhuma fiscalização nas ruas, cuja capa e contra-capa apresentam atores em plena cena de sexo, e, portanto, merecem uma atenção do Ministério Público.

Festas juninas

Espera-se transparência dos prefeitos regionais na contratação de bandas de forró para animar os festejos juninos da região. Tem sido uma constante a desaprovação de contas de prefeituras pelo TCE devido à falta de coerência financeira entre o que foi empenhado e o que foi pago pelo gestor municipal a bandas contratadas. Que o diga Alexandre Braga.
Fé católica

A fé dos itaporanguenses católicos tem sido alimentada neste mês de maio por novenários todos os dias em comemoração ao mês de Maria. Na noite do último domingo encontrei o povo levando a Santa para a residência de um popular em Itaporanga. É preciso acreditar que existe uma Inteligência Infinita nos guiando. “Da mesma forma que o ramo de uma árvore é uma extensão da sua vida, eu também sou um prolongamento da sabedoria, do poder e da energia criadora de Deus”, revela o professor e escritor americano Joseph Murphy, autor do livro O Poder do Subconsciente.



Refletindo

““O silêncio é a primeira higiene da consciência”. (Fredy Kunz)

0 comentários:

Postar um comentário