sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A Força do Progresso


(Reynollds Augusto)

Eu nunca acreditei em conquista sem esforço. As leis que regem a vida nos demonstram que a ponte que liga o homem ao objetivo desejado é o trabalho, a perseverança,o empenho, o destemor. Esse negócio de achar que tudo que almejamos pode cair do céu como obra e graça de Deus é uma grande besteira , pois estaria indo de encontro ao que o nosso mestre Jesus apregoara quando disse que “meu pai trabalha até hoje... e eu também”.


Todos nós sabemos que a mitologia grega está cheia de pérolas e existe uma estória atribuída a Esopo onde ele narra que um carroceiro certo dia conduzia pesada carga e em um certo momento a carroça que a conduzia atolou em um solo ,digamos, instável e os cavalos não conseguiram move-la, como diz o vulgo de jeito maneira. O homem procurava socorro e viu ao redor a presença de Hércules,o herói grego. Para quem não sabe Hércules é um dos filhos dos deuses mais fortes do mundo. Ele pode tudo. O carroceiro, que não é besta, muito confiante pediu-lhe auxílio.


Para sua surpresa , ouviu uma reprimenda:
- Faça força! Empurre! Estimule os cavalos! Se você não se dispuser a ajudar-se , não espere que eu o faça!
Pois bem: Diante das dificuldades e problemas , é preciso fazer a nossa parte , se esperamos pela ajuda do céu.


Eu já disse que existem livros e mais livros. Alguns bons e outros muitos bons . mas há um que na minha ótica é ótimo. Um livro que todo estudioso deveria ter,pois trata das leis da vida. Chama-se “O Livros dos Espíritos. codificado pelo escritor lionês Alan Kardec”. Coerência, lógica e verdade são seus atributos. O exemplar eu tenho comigo é uma lembrança carinhosa do saudoso Fernão Dias de Sá. Homem íntegro que fez muito por Itaporanga e que hoje continua na esfera espiritual ajudando-nos com certeza. Pois não há morte em lugar nenhum da vida.
Pois bem o capítulo VIII desse livro trata da Lei do Progresso que é o móvel da humanidade universal, pois Deus nos criou simples e ignorantes e com o nosso esforço vamos atingindo ordens mais elevadas na progressão espiritual. O próprio Jesus é um espírito que se submeteu a essa lei natural. Não chegou a onde chegou por obra e graça de Deus.Foi com esforço, empenho ... e é tanto que chegou a dizer que “eu e o pai somos um”,ou seja, atingiu um grau tal de perfeição que tinha o direito de estar ligado diretamente ao Pai.
Na questão 783 os espíritos iluminados dizem a Kardec que o progresso dar-se regular e lentamente quando resultante das forças das coisas, mas quando o povo não progride tão depressa quanto deveria , Deus o sujeita, de tempos e tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma. Ou seja, tem jeito não, o progresso é uma lei da natureza e como é lei natural tem que acontecer ,queiramos ou não. Esses desastre naturais são exatamente a força do progresso fazendo o homem pensar e fazer com que ele mude de direção impulsionando-os a reverem seus valores. É um aviso para que mudem de rota. O fato é que nessas comoções gerais nós só percebermos a desordem e a confusão momentâneas que nos fere os interesses materiais,mas aquele que entende que há uma ordem na desordem da vida e eleva o seu pensamento acima da sua própria personalidade vê em tudo isso os desígnios de Deus e que do mal pode sair o bem. Não é assim quando aquecimento global faz os homens começar a mudarem sua ótica procurando os caminhos da preservação. As escolas, os professores , os alunos hoje estão incutindo na sociedade a idéia de preservação. Minhas filhas estão me conclamando a arborizarmos Itaporanga. Onde houver um lugar vago, na rua, em frente a casa , que tal plantarmos um árvore e cuidar da mesma , para o bem do nosso planeta. Se cada família em Itaporanga plantasse pelo menos uma muda em nossa terra teríamos um clima mais ameno e uma cidade mais bonita. Pois bem, a nova geração já sai para o mercado com essa idéia e as coisas vão se transferindo e a vida vai melhorando.
Não se engane e seja você mesmo o artífice de um mundo melhor.Deus conta com seus filhos. Somos co-criadores. Esse negócio de viver nas igrejas, rezando demais, articulando demais, pedindo demais, chorando demais e esperando um milagre para solucionar os nosso problemas, já passou. A ordem é hoje a ação. A melhor prece é o comportamento acertado. Deus está cansado de “blá,blá, blás...” Afinal : “nem todos que dizem senhor, senhor, entrarão no reino dos céus.Saiba que hoje o mundo está como está porque os bons são tímidos, escondidos, omissos e esperando um milagre que não vai acontecer nunca, pois milagre é derrogação das leis naturais e Deus não derroga as suas leis. Deus não é político. PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário