terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Um só rebanho


Um Só Rebanho
( Reynollds Augusto)

Nós aqui em casa, a família toda, temos o hábito salutar de semanalmente, precisamente às segundas-feiras, nos reunirmos em torno na mesa e refletirmos sobre as grandes propostas de Jesus sobre a vida, contidas no seu Evangelho. É um momento de confraternização familiar e em clima harmônico fomentado pelo encontro dessa sensibilização interior e estudo espiritual, nós conversamos, discutimos os nossos sonhos “carregamos as nossas baterias”, nos “desarmamos” e ficamos mais “família” e tudo isso para que possamos aproveitar mais uma semana de aprendizado nesse curto espaço de tempo que passamos aqui na Terra.


A nossa casa espírita estimula esse encontro semanal, chamado de EVANGELHO NO LAR. Esse “negócio” de termos encontros só aos domingos com o código de ética ensinado por Jesus (evangelho) para o nosso equilíbrio e o amplo entendimento da vida fica a desejar. É pouco. E a reunião semanal aos domingos nas missas, nos cultos, nas palestras espíritas... Tornaram-se apenas uma obrigação social que em muito, quase sempre, foge do entendimento profundo da mensagem do alto trazida pelo Mestre, o maior espírito que encarnou por “essas bandas”, para ensinar o homem o “pulo do gato”. Sem falar que as verdades de Jesus estão mais nas entrelinhas e aqueles que não possuem ainda maturidade para compreender ficam a ver navios, pois muitos “olham, mas não vêem; ouvem, mas não escutam” e existem, sem saberem viver.


Toda família, toda religião cristã, deveria instituir semanalmente o seu EVANGELHO NO LAR. O ato simples e constante prepara os seus filhos para entenderem a diferença entre o secundário e o principal e ensinariam a todos a saberem dizer “SIM, SIM; NÃO, NÃO”, proposto por Jesus na busca do equilíbrio pessoal e no enfrentamento das ilusões do mundo. Eu ousarei indicar para esse encontro com Jesus, data vênia, o Livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” que nada mais é do que as passagens mais importantes do mestre, interpretada pelos espíritos de escol e com base em uma racionalidade incrível.


Nós precisamos “estar no mundo, sem ser do mundo”. Ou seja, como estou encarnado é preciso não fugir da lida, aperfeiçoando-se , dando o melhor de si para o corpo social em que nos inserimos, dando a “Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”, mas focado no principal que é a nossa espiritualização, a nossa reforma interior, sendo “hoje melhores do que ontem e amanhã melhores do que hoje”. Eu gosto desta frase e ela nos mostra o caminho do equilíbrio, sem ilusões.


O nosso estudo desta segunda foi interessante. Nos sabemos que “a vida é um grande pensamento” no dizer de Albert Einstein e que Deus, Alá, Grande Arquiteto do Universo, ou seja, lá que nome se dê a causa causal de tudo; criou e cria os espíritos para uma finalidade maior de que ninguém poderá fugir: a EVOLUÇAO (para alguns mais impropriamente, Salvação). Para que possamos atingir esse fim é preciso aperfeiçoamento, mudança de foco, descobrimento da verdade que Jesus tanto falava. Para isso ela mandou grandes mestres da sabedoria ao planeta em tempos e culturas diversas. Moisés; o sábio brâmane, Vyasa; o grande pensador também brâmane, Krishna; Buda; Lao-Tseu; Mencio; Confucio; Sócrates e Platão, estes precursores da idéia espírita... Todos eles imbuídos de trazerem lampejos de luz para que esta humanidade atrasada espiritualmente, desperte à verdade que consola e liberta e que “olhando, possa ver e ouvindo, possa escutar.”


Dentre eles Jesus tinha (tem) a maior envergadura espiritual. Infelizmente a sua proposta de vida não foi , ainda, assimilada pelos seres humanos em evolução. Mas já houve um certo progresso. Esse cristianismo que está presente nos seguimentos cristãos passa de largo pela proposta de Jesus. É por isso que tem muita “gente boa” que não agüenta falar em religião pois foi ela a responsável pelas maiores guerras sanguinárias e tudo isso “em nome de Deus”.
Primeiro transformaram Jesus em Deus, nascido em condições especiais. Depois situaram ele no Céu, ao lado de Deus-Pai (que era ele mesmo -?-), com o qual seria coeterno. Mais à frente inventaram que para alcançar o reino da paz seria preciso realizar alguns rituais, crenças, sacramentos e etc. e não “apenas” colocar em prática os princípios primordiais de equilíbrio para uma boa convivência entre os homens. E ainda tem aqueles que amedrontam os seus adeptos através de indução magnética coletiva de que só encontrarão a “salvação” se estiverem filiados à sua igreja, sendo preciso aderir a todos os procedimentos que eles inventam e prescrevem. Passar pela porta não sei de que; usar o óleo não sei das quantas; comprar a aguinha do Rio Jordão; pagar promessas e por aí vai... E você tem ainda que crer no ilógico, no absurdo, no irracional.


Não foi nada disso que Jesus ensinou. Tudo isso é “coisa” do homem imperfeito que quer dominar o outro. Demônio, inferno, divindade de Jesus, “ressurreição”, nascimento virginal, salvação exclusiva, milagres, justificação pela fé, trindade, infabilidade bíblica e etc. Tudo isso é “coisa” do homem. É preciso extrair o espírito da letra.
Você quer mesmo evoluir? (ser salvo) As respostas estão nos ensinamentos de Jesus e por mais que estejam deformados e manipulados os seus textos não é impossível identificar juízo adequado dos ensinamentos do mestre. Suas palavras apesar de desmoronadas são recuperáveis. Foi por isso que Deus mandou-nos no tempo certo o consolador prometido - promessa do próprio Jesus - e é por isso que ele, o Espiritismo, está aqui para relembrar o que o mestre falou e ensinar novas verdades à humanidade ainda em desalinho. Existem muitos cristãos” sem cristo.


É claro que a verdade vai ser disseminada por todas as religiões e á medida que seus adeptos progrediam, elas ficarão mais à mostra. Não é que haverá uma só religião, pois os espíritos são diversos e se encaixam em ordem cultural diferentes, mas os grandes princípios como reencarnação, comunicabilidade dos espíritos e outros tantos, serão estudados por todos, em seu lugar próprio, pois tudo será descoberto e o véu está sendo levantado e assim haverá “um só rebanho e um só pastor”.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário