sábado, 1 de março de 2008

Isaías Teixeira -27/02/2008

As conquistas das saias
Neste dia 8 de março comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher. Uma data para ser lembrada e refletida. O emblemático assassinato das 129 operárias queimadas por patrões e policiais numa fábrica de tecelagem dos Estados Unidos em 1857 pode-se dizer que representa um marco na luta da mulher pelos seus direitos no mundo inteiro. Nas sociedades machistas a mulher sempre foi tratada como uma espécie de propriedade do homem, escrava de uma cultura cujos resquícios permanecem até hoje. Mas os povos evoluíram e a mulher ganha cada vez mais espaço. Assim como acontece no Brasil, a mulher regional conquista mais terreno na sociedade mais por mérito próprio do que pela vontade do sistema. As mulheres saíram de casa e foram para a Justiça, para a medicina, para a construção civil. Cansaram de ser escravas da ignorância. Elas correram para a independência à procura de liberdade e lapidam uma nova forma de convivência com o sexo oposto. Todavia, há ainda as mulheres que vivem marginalizadas pelo governo; há ainda as que não têm um emprego fixo; há ainda as que não têm família; há ainda as que vivem de bico ou da caridade dos outros; há ainda as que não têm casa para morar nem terra para plantar. Lamento e devemos lutar para melhorar a vida das mulheres que não conhecem a felicidade, das que são espancadas pelos maridos e companheiros, das que vivem a chorar os erros do filho. Lamento a situação da mulher que vende o seu corpo porque,guardadas as devidas raízes culturais, não têm coragem de trabalhar. Lamento as que não reconhecem a sua condição racional e não lutam pelos seus direitos. No entanto, todas estão de parabéns por ser mulher. E, independente de estarem fazendo o que é condenável, são donas do próprio nariz e, por esta razão, responsáveis pelos seus atos. Uma sociedade sadia é aquela na qual homens e mulheres vivem harmonicamente debaixo de direitos iguais. Afinal de contas não está escrito em lugar nenhum que a Terra é um planeta apenas dos homens. E nem apenas da mulher. Que vivam como seres humanos!

Os buracos voltaram
Os buracos voltam a enfeiar as ruas asfálticas de Itaporanga, cuja situação piorou com a chegada das chuvas. O tapa-buracos feito no ano passado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) não resolveu definitivamente o problema da buraqueira e serviu, como se percebe, para jogar o dinheiro do povo no ralo da irresponsabilidade. Estima-se que “o me engana que eu gosto” custou aos cofres públicos mais de 20 mil reais. Até quando vão brincar com o dinheiro público? Como o tema “urbanização de Itaporanga” não faz parte do programa de governo do prefeito Antônio Porcino, se é que existe governo neste município, a cidade fica com aspecto de abandono.

Vigilância Sanitária
Continua também a inoperância da prefeitura itaporanguense em relação ao funcionamento de alguns estabelecimentos do gênero alimentício que não estão cumprindo normas de higiene na cidade, principalmente os que vendem lanches. Uma cidade pólo como Itaporanga, que recebe visitantes de toda a região, não pode olhar com bons olhos essa situação que é outro elemento de omissão do poder público local. Com que autoridade o prefeito de Itaporanga tem para falar de turismo se o próprio, infelizmente, não dá sua contribuição como mandatário municipal?

Cruzeiro
Apesar de terminar o primeiro turno do Campeonato Paraibano em penúltimo lugar amargando irrisórios 8 pontos, sete a mais do já considerado rebaixado Atlético de Cajazeiras, o Cruzeiro de Itaporanga pode reverter a situação no segundo turno pelo elenco que está formando graças, sobretudo, ao trabalho heróico da diretoria, composta por abnegados desportistas itaporanguenses que são movidos não apenas pelo gostar de futebol, mas por amor a nossa cidade. A Raposa do Sertão, como é carinhosamente chamado o time, que adotou também a mascote do parente rico de Belo Horizonte, proporcionou uma grande visibilidade ao município na mídia estadual e uma boa opção de lazer para as pessoas locais e da região, dois elementos que podem contribuir de forma efetiva para o aquecimento da economia local.

Ônibus universitário
É inaceitável que o município de Itaporanga, dona de um repasse de recursos tão significante em relação aos outros municípios, tenha os seus heróicos estudantes universitários conduzidos até a cidade de Patos em veículos ultrapassados que não proporcionem nenhum conforto e segurança. Os estudantes devem protestar contra esse descaso da administração de Antônio Porcino e exigirem veículos confortáveis para serem conduzidos ao seu destino. A prefeitura tem dinheiro para comprar dois ou três ônibus. Dinheiro não é problema.Já que o prefeito e outros políticos regionais pouco têm feito para lutar em Brasília por um campus universitário em Itaporanga que pelo menos, no caso de Porcino, ofereça condições para que os estudantes possam viajar para Patos com um mínimo de dignidade. Não é favor!

Prefeito em maus lençóis
O relatório da Controladoria-Geral da União em relação à Catingueira, denunciando que o prefeito Edivan Félix não aplicou corretamente os recursos federais destinados ao município, tomou uma dimensão estadual. Dos quase dez municípios da região fiscalizados, nenhum passou na peneira do órgão da União. E é justamente nessa “testemunha” que apóia uma das defesas do prefeito catingueirense. “A CGU por onde passa encontra alguma irregularidade”, comenta Edivan. Num país onde os políticos não têm credibilidade com a opinião pública ficará difícil ao prefeito tentar convencer os seus munícipes. O relatório que incrimina o prefeito será encaminhado ao Ministério Público Federal. Ao prefeito aconselha-se munir de outros argumentos que este está ultrapassado.

Padre sensibilizado
O padre Djacy Brasileiro, sensibilizado com o caso do gari Damião Miguel de Lima, que possui um coágulo no cérebro e foi tema de reportagem na edição passada da Folha, divulgou a amigos da comunicação estadual a íntegra da matéria via e-mail. É mais um caso em que o cidadão tem que recorrer a esmolas para não morrer em razão de a corrupta saúde pública não oferecer condições para o seu pleno restabelecimento.

Agradecimento
A família do inesquecível Antônio Figueiredo usa a coluna para agradecer a todos que compareceram à missa do 30° dia, celebrada em janeiro passado, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga, pela alma de Galego do Foto.

“Há sempre uma mulher na origem de todas as grandes coisas.”
(A.M.L. de P. de Lamartine)

0 comentários:

Postar um comentário