terça-feira, 22 de abril de 2008

Alerta sobre o paracetamol

Pesquisa recente publicado pelo dr. Edimilson Ramos Migowski de Carvalho MD, Phd (Professor de Infectologia Pediátrica da UFRJ) afirma que o PARACETAMOL isto é, Tylenol, Dôrico e etc., antes prescritos como anti-térmicos em casos de dengue, estão abolidos, por serem hepatotóxicos, isto é trazem problemas de agressão ao fígado.

A dengue por si só é hepatotóxica, portanto traz desde pequenos problemas ao fígado, até lesões graves e fatais.

Usando o paracetamol (Tylenol, Dôrico e etc) as ações se somam, portanto, paracetamol + dengue é = um efeito hepatotóxico grave.

Em qualquer caso suspeito de dengue, deve-se procurar urgente socorro médico e iniciar imediatamente uma hidratação. Em crianças com soro caseiro (soro caseiro é = 2 colheres das de sopa de açucar + 1 colher das de café de sal e 1 litro de água fervida), e nos adultos, hidratação com, água, chá, mate, água de coco e etc.., até chegar ao hospital.

O ácidoacetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Doril e etc..), estão formalmente CONTRA INDICADOS, pois interferem no mecanismo da coagulação sanguínea, isto é, impedem o sangue de coagular, causando portanto hemorragias graves.

Os medicamentos Novalgina, Dorflex, Anador e etc.., e os derivados do Ibuprofeno (Dalsy e Alivium) podem ser usados de forma comedida, isto é, não podem ser dados à vontade e de preferência com orientaçào médica, sempre que possível.

Supõe-se que muitos casos de morte por dengue podem ter sido causados por hepatite medicamentosa, segundo o professor Edimilsom Ramos.

Pedimos por favor, a todos que possuem e-mail, para repassar estas importantes informações aos colegas que não o possuem e também aos familiares, amigos, vizinhos e conhecidos.

1 comentários:

otima essas informaçoes, o que mais me deixa indignado e saber que muitos médicos sabem disso e não estão nem ai. recentemente foi constatado que minha filha esta com dengue e a pediatra foi logo receitando paracental de 4 em 4 horas. cometei a respeito desta matéria e a mesma falou que em casos, digo, de maneira indiscriminada...será
que ela quis dizer se tomasse o envelope todo!.
Ao sair do con sultório (particular) tratei conforme orientação que ja tinha e usei o dipirona. obrigada por essa informações.

Postar um comentário