quarta-feira, 16 de abril de 2008

Comentários de João Dehon

Essa idéia nova do BLOG do Portal do Vale em conjunto com o Jornal Folha do Vale é um projeto inovador que promete resgatar e deixar para a posteridade histórias das pessoas que fizeram de Itaporanga tudo o que ela representa hoje, para a Paraíba se tornando um exemplo de desenvolvimento no Vale do Piancó.

Com muito entusiasmo, vemos e Rainério Brasilino expondo da Net para o mundo, personagens como Esmerindo Lucio, Antonio de Chil, Agápio Sertão, Walter Inácio e tantos outros que virão e certamente irá nos encher de orgulho porque ser itaporanguense é um estado de espírito já que Itaporanga é vaidosa e sabe amar seus filhos.

Por falar em Itaporanga e em figuras que a construíram e por ela se deram, hoje eu passava por uma das ruas do Bairro da Conceição em Campina Grande e vi em uma das calçadas, em frente a sua casa, o Sr. Manoel Barreiros Lemos, Seu Manezinho que tinha uma “bodega” na avenida Getúlio Vargas, de onde tirou recursos para formar Miguel Barreiros, Edval Barreiros, Auxiliadora Barreiro, Marta e Ana, aquilo mexeu com a minha infância e adolescência e voltei para cumprimenta-lo. De inicio ele não me reconheceu, mas em seguida sentiu a mesma emoção que eu e ficamos ali a conversar por mais de uma hora.

Ele relembrou das minhas farras quando adolescente e ficou admirado quando lhe falei que já estou com 31 anos sem beber. Ele falou das noites de grandes bailes do Atlântida Clube, das grandes festas da ACREI, falou de sua falecida esposa Dona Duquesa, se orgulhou por saber que sou muito amigo do seu neto e grande advogado Michel, filho de Miguel e se emocionou ao falar nos seus oitenta anos já completados.

O encontro com o Seu Manezinho me devolveu à casa de Tia Brila e Maroquinha, onde eu passava minhas férias na adolescência e que ficava em frente à sua Bodega, onde também residia. Lembrei-me que muitas e muitas vezes minhas tias me mandavam comprar um lanche de cocada e pão e Seu Manoel na sua educação de berço, atendia com a maior gentileza.
Esse encontro de hoje, me arrancou lágrimas e fez meu coração bater mais, afinal de contas Manoel Barreiros também faz parte de nossa história.

O Portal e a Folha do Vale, tem que continuar, resgatando essa história linda de Itaporanga e entrevistando personagens como os que entrevistou até hoje. Vamos mostrar aos nossos irmãos mais novos quem foram seus irmãos mais velhos e fazer Itaporanga brilhar sempre.

0 comentários:

Postar um comentário