sexta-feira, 3 de julho de 2009

São Pedro, São Pedro!


Por João Dehon Fonseca em 02/7/09

Quem é de Itaporanga sabe. Vá lá... valepiancoense também. E o pessoal do sertão em peso (um abraço pra tooodos nossos queridos leitores). Enfim, toda essa gente esperta sabe que 28 e 29 de junho sempre foi a grande festa junina de Itaporanga e isto vem desde 1954 quando morreu o Cônego Firmino no dia de São João. O São Pedro do Atlântida Clube, depois do Campestre e depois esta festa de rua ficou conhecida com muita animação, milho pra tudo quanto é lado. Tudo por conta das tradicionalesca Festa de São Pedro.

Sério, depois que li tudo e todos, não entendo como essa tradição foi tão maculada este ano. Por que trazer coisas, adereços e adornos de outras cidades para enfeitar nossas ruas que tantos Prefeitos no passado e posso citar Zé Will, que levava nosso artista plástico Gil Teódulo; Adailton Teódulo que deixava sobre a responsabilidade de Fernão Dias? Que pena, trazer um banner da cidade de Monteiro para enfeitar nosso São Pedro, pior é que isto é um fato sem desculpas.

Eu tenho certeza que nosso Prefeito não sabia de tamanho erro, de tamanha aberração, porém acho que ele tem que mandar apurar o fato e fazer com que o responsável ou irresponsável seja chamado a atenção.

Mas a festa deve ter sido boa, segundo nosso querido João Almeida(UINHA). Mesmo com o depoimento de UINHA, que graça tem em sair de casa para ir olhar uma festa de Monteiro em Itaporanga, no mínino é falta de criatividade e chega a dar saudades de tantos São Pedros que costumávamos assistir em Itaporanga. Por que pessoas tentam enganar uma situação querendo mostrar capacidade, sem ser portador de determinados assuntos? Todos sabem que uma festa como o São Pedro, o organizador tem que ter criatividade, conhecer profundamente o folclore e por aí vai. “Humildade é o silencio perpétuo do coração.”

Não sei, mas na minha adolescência eu e meus irmãos, primos e vizinhos, ficávamos rezando o terço, depois íamos soltar fogos na beira da fogueira e finalmente íamos ao Atlântida para assistir e participar da grande festa.

Eu achava e todos os jovens de Itaporanga achava o máximo tudo aquilo. Eu me sentia um verdadeiro matuto por usar chapéu de palha, calça costurada, cinto com fivela, camisa xadrez, lenço e palha no bolso. Eu tinha aquilo como idealização de virilidade masculina. Assim brincávamos a tradicional quadrilha.

Mas aí a gente vai Passando pelo tempo, constitui família, ver as coisas mudando e a tradição sendo ferida e nada se pode fazer a não ser sentir saudades. Lendo sobre os comentários da festa de Itaporanga me sinto enganado pelo tempo passando a acreditar que aquele traje de chapéu de palha, calça costurada, cinto com fivela, camisa xadrez, lenço, canivete e palha no bolso era "A" idealização de virilidade masculina.

Vamos resgatar tudo isto pedindo aqui através deste site e do Itaporanga.com que sejam corrigidos os erros e que o São Pedro de Itaporanga possa ser a festa que sempre foi para que como disse João Almeida, seja a festa do reencontro das gerações.

0 comentários:

Postar um comentário