quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Coluna de Isaías Teixeira -27/12/2007

Bem-vindo, 2008!

E 2007 dá os últimos suspiros. Para alguns, o ano foi muito bom, ótimo, inesquecível, deixará saudades; para outros, no entanto, é melhor esquecê-lo, apagar da memória, fazer de conta que não existiu. Quem conseguiu usar o tempo que que nos é dado se deu bem. A mesma quantidade de horas é dada a todos, mas quem a usa com sabedoria consegue tirar o melhor proveito. E quem estabeleceu esta lógica certamente sobressaiu com sucesso. E você, o que fez com o tempo que lhe foi entregue?

No âmbito governamental, 2007, que significa o primeiro ano do segundo mandato do governo Lula, trouxe para o país muitas e boas perspectivas. Finalmente, após décadas, o Brasil viu surgir um projeto arrojado que o abraçasse por completo: o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma forte resposta do governo federal à sociedade brasileira, voltado à estruturação de diversas áreas, embora visto com maus olhos pela oposição.

Diferentemente da União, poucas novidades nos governos municipal e estadual. Em relação ao Estado, o governador Cássio Cunha Lima passou os doze meses do ano lutando para permanecer no cargo, e vem conseguindo até agora enquanto é julgado pela instância superior. Foi cassado duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral,
mas ainda está no poder graças a liminares concedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, e, mediante todo esse imbróglio, o povo é quem é o mais prejudicado, embora que é preferível Cássio no governo do que a volta do carrasco Zé Maranhão. No que se refere às políticas públicas locais, pouca coisa aconteceu em 2007.

Destaque para o prefeito de Pedra Branca, Antônio Bastos, que conseguiu sanear toda a cidade. Em Itaporanga, a mesma sonolência administrativa com a qual Antônio Porcino assumiu o poder em 2005, e ai do município se não fosse a Bolsa-Família e a iniciativa privada: a situação dos itaporanguenses estaria muito pior. Que em 2008 todos os governantes possam ter mais responsabilidade com o nosso dinheiro e que vocês, nobres leitores, possam saber consumir com sucesso o tempo que lhes serão entregues.

PAC sem CPMF

O governo federal teme que a falta dos recursos da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), o chamado imposto do cheque, cuja prorrogação até 2011 foi reprovada pelo Senado Federal, dias atrás, inclusive com votos desobedientes de Cícero Lucena e Efraim Morais, que contrariaram o governador Cássio Cunha Lima, possa prejudicar os investimentos de 24 bilhões anuais do PAC da Saúde, já que os recursos da CPMF são destinados
à saúde pública, e, como tal, “tudo que vem para beneficiar o pobre é desse jeito”, diz a dona de casa itaporanguense Raimunda da Silva.

Galego do Foto

Estava para produzir uma matéria feita com a advogada Lolosa Figueiredo sobre a saúde momentânea de seu irmão, mas pouco mais de um dia após a entrevista chegou a notícia da morte do fotógrafo Antônio Figueiredo, mais conhecido por Galego do Foto, de 58 anos, que deu grande contribuição a Itaporanga na arte fotográfica e era muito solidário. Ele estava internado desde maio no hospital da Unimed, em João Pessoa, onde submeteu-se a uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Não bastasse a situação delicada pós-operação, o quadro de saúde de Galego se agravou ainda mais com um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no qual também foi vitimado.

Galego tinha uma filha, Márcia Figueiredo, e seu sepultamento ocorreu na manhã do dia 21 de dezembro, um dia após o seu falecimento. O sentimento de pesar a toda a família ilutada.

Trânsito

Durante todo o ano e, principalmente, em períodos festivos como os do mês de dezembro e virada do ano, são registrados, no Brasil inteiro, milhares de mortes por acidentes de trânsito. E a maioria das causas dos acidentes tem relação com bebida alcoólica. São motoristas irresponsáveis que enchem a cara, pensam que é de borracha, e colocam em risco a vida deles e a de outras pessoas.

Solidariedade

E por me referi a drª Lolosa, foi graças a seu gesto de solidariedade que pelo menos 50 famílias carentes de Itaporanga passaram um Natal mais feliz. É que ela comprou e doou 50 cestas básicas. A doação aconteceu na tarde do dia 24 de dezembro em um box do mercado público municipal. A advogada pediu para que não fosse revelado o seu nome aos beneficiados, mas os bons gestos devem ser mostrados para que possam ser copiados.

A renúncia de Porcino

É dada como certa a renúncia do presidente da Câmara de Vereadores de Itaporanga, José Porcino, para a ascensão do vereador Zé Valeriano (PTB) ao cargo, como cumprimento de um acordo celebrado pela oposição para eleger o atual chefe do legislativo municipal e irmão do prefeito Antônio Porcino, ambos do PMDB.

Reveillon na praça

O reveillon em Itaporanga deste ano volta a ser realizado em praça pública. A banda de forró Styllus será a principal atração. Já para o dia 9 de janeiro, destaque para o forrozeiro Felipão e Forró Moral.

Refletindo

“Feliz o homem que encontrou a sabedoria e que é rico de prudência”. (Salomão)

0 comentários:

Postar um comentário