sábado, 22 de dezembro de 2007

Olhando as estrelas

(Reynollds Augusto)

Eu sempre senti-me deslumbrado com o que está acima da minha cabeça. As estrelas, a lua, o sol... tudo isso me fascinava e me fascina. Por mais que usemos a razão para tentar entender a magia da vida, a nossa lógica não consegue atingir a grandiosidade de Deus. O fato é que o Universo é sua criação e os espíritos superiores explicaram a Kardec que o universo abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados , materiais e imateriais e nessa ordem de idéias o homem desde quando começou a contemplar as estrelas tenta devassar os mistérios da criação.Se pergunta: quando tudo deve ter começado?
Na idade média ,com a prevalência do obscurantismo, as teorias religiosas se evidenciavam e eram baseadas na mitologia e a razão ficava dispersa ante a fantasia. Defendiam ,por exemplo, que Deus criou o universo em seis dias e mais que a humanidade surgiu a partir de Adão e Eva , sendo que Adão foi feito de um “bolinho” de barro e Eva de sua Costela. E não é que acreditava nisso!Essa situação prevaleceu até o século XVII.Foi quando a ciência começou a se livrar das amarras impostas pelo poder temporal e modernas técnicas científicas demonstram que o universo é mais velho do que sugere a cronologia bíblica que afirmava que ele tem aproximadamente quatro mil anos.E não é que acreditava nisso!
O escritor espírita Richard Simmoneti afirma que uma das dificuldades da Astronomia que é a base dos estudos sobre as estruturas do Universo, é a distorção imposta pela atmosfera, um manto etéreo que envolve a Terra, algo semelhante a observar uma árvore do fundo de uma piscina. Aí veio telescópio Hubble que foi um prodígio da moderna tecnologia ,sendo controlado por potentes computadores e que consegue fotografar os astros a bilhões de anos-luz da Terra ,distancia que nos remete á real (!?) percepção de que o universo é muito...muito mais velho do que sugerimos. Nossa lógica não consegue , entender tudo isso.
Muitas teorias tentam explicar como o universo surgiu .É uma pena que os cientistas são muito inteligentes para estudar o universo e muitos “burros”(petulantes) para tentar incutir na mente do povo que ele nasceu por si mesmo. Existe a velha teoria do BIG BAN que defendem que há perto de 15 (quinze) bilhões de anos uma grande concentração de energia atingiu um ponto de saturação ,houve uma grande explosão e deu origem á matéria,produzindo nebulosas,nuvens de gases, berço de galáxias , que são aglomerados estelares.Aí vem a pergunta que não quer calar: quem “acendeu o pavio”dessa explosão? Quem concentrou esse energia? de onde ela surgiu? Mesmo que isso fosse verdade eles estavam lidando com o efeito, faltavam explicar a causa.Só não ver quem não quer, que a causa é Deus.
Sobre os seres vivos hoje sabemos que eles começaram a partir de organismo extremamente simples, unicelulares, após o resfriamento da crosta terrestre e submetidos a sofisticados mecanismo evolutivos,lentamente desenvolveram-se,multiplicaram-se,diversificaram-se em incontáveis espécies,num período de bilhões de anos , ate atingir uma complexidade tal que surgiu o homem, corpo somático onde o espírito encontrou um meio para encarnar e continuar seu processo de ascensão espiritual.
Eu sempre disse que a ciência e religião devem andar juntas.A ciência precisa da religião para sentir e a religião precisa da ciência para pensar. Essas duas forças unidas chegarão a conclusão mais lógica e racional da existência de DEUS e uma ajudará a outra a entender de forma mais próxima do real o conceito de Deus e que o axioma científico de que para todo efeito existe uma causa, nos dá a idéia de que a vida não surgiu do nada. DEUS NÃO ESTÁ COCHILANDO,NÃO. Pense nisso! Mas pense agora.

0 comentários:

Postar um comentário