sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Paizinha - Comentário no Mural

Caros irmãos,jornalistas e escritores itaporanguenses residentes aí. Vou citar apenas alguns, porque a memória não me deixar declinar os nomes de todos: Rainério, Paulo Conserva, Demi Cabral, Reynollds Augusto, Lourival Inácio, Isaias Teixeira, Diego Araújo. Também aqui me dirijo aos homens e mulheres de bem, que aí na minha amada Passárgada, são quase todos.

É o seguinte: Hoje precisei visitar o site da cidade de Teixeira e só numa "faixinha fotográfica" contei cinco prédios muito antigos e noutra rua mais três. Talvez haja bem mais na cidade. Já havia notado isso noutros municípios. Eles conservam o casario do começo do século XX ou até do século XIX, não posso afirmar.

Doeu-me o coração saber que minha querida PEDRA BONITA, vive os últimos dias de Pompéia: estão implodindo tudo que é velho para que nasça o novo. Nunca me conformei com a demolição da casa de Mariquita Diniz, respeitável e sábia mestra. Uma construção perdida no tempo. Pra que? Para no lugar se fazer uma RODOVIÁRIA. Nem que o projeto fosse do MAGO Niemeyer se justificaria. Ônibus pode parar em qualquer lugar.

Entre outras coisas que me fazem chorar estão a demolição do velho mercado, da casa de Dona Maura, da"recuperação" da Casa Paroquial e principalmente do prédio pertencente aos herdeiros de Hilário Vieira, na praça João Pessoa. Ali, naquele casarão de mil portas estilo ogival, funcionou um filial das LOJAS PAULISTAS, depois o Bar de Ananias Conserva, que marcou muitas gerações.

O belo hoje são prédios de apartamentos. Aqui acham "bonito" o meu, então pergunto: que beleza tem esta caixa-d'água de 12 andares, recoberta de pastilhas brancas? O que há aqui é conforto, ambientes amplos e ventilados. Beleza tem o Pártenon, a Capela Sistina, o Louvre, As Casas do Parlamento em Londres e mil outras coisas no velho mundo.

Pode-se construir o novo conservando o velho. Vejam o exemplo de Marconi e Dilma que construiram um hotel de 1º mundo, sem botar nada abaixo.

Apelo para vocês. Peçam aos demolidores que respeitem a praça João Pessoa, o Beco Estreito(R.S.Teresinha) a praça Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (antigamente, praça do centenário) a rua Padre Lourenço, a rua 9 de Janeiro (Zú Silvino) a Praça Cleto Campelo, a rua 26 de Julho (Pedro Pereira) a Getúlio Vargas, a Pinto Madeiro e tantas e tantas outras. Se tudo continuar no acelerado ritmo de construir prédios da moda, vão restar apenas as 2 Igrejas, a minha casa e a de Corrinha Carvalho, pois não as vendemos nem por todo o dinheiro de Bill Gates.

Gente. Parem! Olhem! Escutem! Como será ruim quando Paula Rayssa for uma senhora, mãe de família e não puder contar aos seus filhos, que soterrada sob Itaporanga, está o Reino Encantado de Misericórdia.

0 comentários:

Postar um comentário