quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Verdadeira Intenção da Mídia!

.

Por Jesus Soares da Fonseca

O que é falar? Aprendemos, quando começamos a balbuciar as primeiras coisas, que a articulação desses sons significa falar, legando-nos, assim, o diferencial entre todas as outras espécies viventes. Entretanto, nem sempre a fala é o único meio de comunicação entre as pessoas. Há outros tipos de fala que nos levam ao bom entendimento, sem que seja necessária a emissão de sons vocálicos. A mímica não nos deixa mentir! Com ela, Surdos, Mudos expõem suas idéias, seus pensamentos. Todavia, há ainda outro linguajar diferenciado, sutil, misterioso que, muitas vezes, nos empolga pela realidade com que nos expõe a verdade dos fatos. Trata-se da linguagem dos números. Eu, até, diria que a matemática com suas subdivisões, aritmética, estatística, cálculo, álgebra, etc, é a gramática dos números expressando, sempre, a exatidão. Maluco será aquele que conteste a “fala” dos números! A Mídia sabe disto e sabe tão bem que não ousando divergir daquela realidade, cria meios astuciosos para driblar a sua real penetração no seio da Sociedade.

É corriqueiro se ouvir, quase que, diariamente a Rede Globo, carro-chefe da Imprensa Televisiva, sofismando sobre estatísticas que não pode esconder ou encobrir. Quando dados são mostrados com a elevação de algum índice, a Globo estabelece um período de dez anos como intervalo deste crescimento, incluindo aí, os anos pífios do Governo anterior. Como a inflação começa a arrefecer e dar mostras de queda neste semestre, é anunciado o recuo do índice em relação ao mês anterior, mas para que o ânimo da população não cresça, imediatamente é feita uma comparação com um índice de dez ou doze meses atrás, dando mostra de que em referência aquele período o índice atual é mais alto.
Então, é necessário que o telespectador esteja atento para estas manobras, na maioria das vezes, expostas com uma candura fora do normal, como se as intenções fossem outras, fosse apenas informação jornalística.

Antes de ontem foram divulgados índices que dão conta do crescimento real do poder de compra de todas as classes, especialmente da Classe Média. Sem condição de desmentir os Números, o Programa de Maria Beltrão nos informou, com a Jornalista toda sorridente, mostrando todo seu contentamento, que este crescimento vem acontecendo desde 1998. Quanta inverdade! Pura e simplesmente para diminuir o mérito deste Governo. A Classe Média em sua grande maioria é composta por assalariados e ao que me consta, o salário de todas as categorias foi congelado nas gestões do Senhor Fernando Henrique Cardoso! O da Jornalista, bem aquinhoada para fazer a vontade dos Patrões, com certeza foi reajustado ano a ano. Nem sequer as perdas com a inflação eram repostas ao salário dos trabalhadores devidamente, quando muito, algum percentual muito abaixo do índice inflacionário. Como então, ter o desplante de querer nos enganar com tal pecha? O crescimento do Poder aquisitivo das Classes Média, Pobre e daquela criada por FHC, a dos Miseráveis, Senhora Beltrão, começou a partir do ano de 2003, quando o Operário, que vocês tentam jogar fora a toda hora, começou a governar!

Segundo o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nas Grandes Regiões Metropolitanas do País, equivalente a um quarto da população brasileira (os percentuais servem de espelho para todo o Brasil), a taxa de pobreza deve chegar, em 2008, a 24,1%, uma queda expressiva neste índice. Em 2003, quando o “Barbudo Analfabeto” (ah se todo governante fosse barbudo e analfabeto!) assumiu o Governo, a taxa de Pobreza girava em torno de 35%. Três anos depois, em 2006 ela se situava no patamar de 27,1% ou seja, uma redução em quase 8% de Pobres, no País, e até o final deste ano, está estimada uma redução de mais 3%. Em termos absolutos estes valores significam 3 milhões de pessoas que deixaram a pobreza. Quando a herança maldita foi passada para LULA, o número de Pobres, isto em dezembro de 2002, era de 14 milhões e trezentos mil. Em 2008 este número foi reduzido para 11 milhões e trezentos mil. Estes dados ratificam minhas palavras sobre a balela de Maria Beltrão, em seu programa “ENTRE ASPAS”.

Logo, razão de sobra tem o Jornalista Paulo Henrique Amorim quando diz ser a Grande Mídia, o Partido da Imprensa Golpista, o PIG. Mas muito antes do Grande Jornalista ter criado o PIG, Eu, em janeiro do corrente ano já criara a Ordem Unida da Mídia contra Lula, numa matéria, neste BLOG, intitulada: A ORDUMIL em Ação, Novamente.

Entre os Inditosos filhos de Deus, classe intensificada no Governo Tucano, a melhora se fez mais acentuada, ainda, neste Governo. Pessoas que recebem abaixo de um quarto do Sal-mínimo, os Miseráveis, que no governo passado eram 5 milhões quinhentos e setenta mil, em 2008 são 3 milhões e 120 mil, uma redução de quase 44%. Ou ainda em números absolutos, uma redução de 2 milhões quatrocentos e cinqüenta viventes. Maioria destas pessoas que migraram de uma Classe para outra mais acima, entregou as bolsas dos programas para que outros sejam beneficiados. E ainda havia os pupilos das elites carcomidas, lá pelas Câmaras, no seio de algumas categorias que acham ter o rei na barriga ou se acham semideuses, que criticavam os programas de distribuição de renda aos miseráveis. Quem não se lembra dos chavões tipo – “Lula ao invés de dar o peixe deveria ensinar a pescar!”. Mas como ensinar a pescar se o miserável não tinha força nem para levantar o anzol? Está aí, a resposta! Estão aí os resultados.

E o que dizer do Senhor que quer ser Governador da Paraíba, o Senador Efraim Morais, do DEM? Tempos atrás escrevi um artigo sobre Nepotismo que está publicado no Site Itaporanga-Net e creio que, nos Artigos Antigos, neste BLOG. Ali eu expunha a prática do Nepotismo como podendo ser danosa ou não! O direito de ocupar cargos públicos é sagrado a qualquer cidadão, está posto na Constituição, que haja vínculo de parentesco ou não com o nomeante. É Nepotismo? Claro que sim! O amoral não é o Nepotismo em si, mas a questão da ÉTICA! Vamos tentar esclarecer! Se há um determinado cargo a ser preenchido numa Repartição Pública e um determinado cidadão é o mais apto a exercê-lo, pouco importa se tal pessoa é parente de quem o irá nomear, afinal, qualquer Repartição para funcionar bem, necessita de bons profissionais. A falta de ÉTICA consistirá em se nomear para aquela vaga um parente, quando há inúmeras outras pessoas mais competentes para exercer aquela função.

No caso do Senador Paraibano, é que ele extrapolou e vai continuar exacerbando em suas ações de política de agrado! O que mais choca, além de tudo isto, é as declarações do Senador do DEM: - "Faço a minha política exatamente entre os amigos. Aquelas pessoas que me acompanham, eu tenho de encontrar uma forma de ajudá-las"; -"Minha filha trabalha direto comigo no gabinete"; - "São pessoas de qualificação técnica, atuam em várias partes do Estado". -“Atendi a um pedido de Ronaldo Cunha Lima, para nomear seu filho Ronaldo Cunha Lima Filho”, etc. O cidadão em questão, irmão do Governador Cassado, é assessor parlamentar de Efraim Morais "tanto em Brasília quanto em João Pessoa". Ele ainda comenta:- “Isso não é ilegal!”. O Senador está correto, quando diz que não é ilegal. Entretanto, Senador, e a Ética?

Será que não há pessoas mais competentes, mais gabaritadas que seus pupilos, em toda Paraíba, dignas de ocuparem tais cargos? Com tais procedimentos o Parlamentar acha, e talvez Ele tenha razão, que os Paraibanos ainda vivam no tempo do “trabuco”, onde o engodo era moeda corrente de qualquer político. Eles apostavam na ignorância de seus eleitores e se davam bem!

Imaginem, se o político em apreço chegar a ser eleito Governador da Paraíba! Certamente, sua Santa Luzia passará a ser a capital do Estado. O Senador é prodigioso em peripécias da espécie. Quando presidia a CPMI dos Bingos, intitulada de CPI de Efraim, era um dos primeiros a desvirtuar o real intento daquela Comissão, investigar a máfia dos Bingos. Ali, foi investigada a vida do Prefeito de Campinas, do Prefeito de Santo André, do Ministro Palocci, tudo isto para ver se chegava até o Governo Federal. Tentativas infrutíferas! Todavia um antigo Ministro de FHC que, naquele Governo, renunciou ao Ministério dos Esportes respondendo a 17 processos, acusado de ligação com a máfia dos Bingos, o risonho Rafael Greca, nunca foi chamado a CPMI. Mas o Presidente da CPMI podia até ter suas razões, pois tais ligações do ex-ministro nunca foram comprovadas, talvez a culpa tenha sido do Brioso e Honrado Procurador da República, naquela ocasião, o Dr. Luiz Francisco de Sousa, que segundo Greca, estava obcecado em acusá-lo. Os 17 processos? Claro, devem ter sido arquivados.

Certa feita quando estive em João Pessoa, quiseram me convencer que este tipo de Política era correto. “Tu não sabes de nada, não! É assim que funciona, na Política! Quem é eleito vai beneficiar somente aqueles de sua conveniência e a seus parentes!”. Eu respondi: “só se for na Paraíba, e eu acredito que sim! Daí o atraso que reina por aqui!”. Quando o País tinha 20 estados e um Distrito Federal, a Paraíba era o 13º, do Brasil. Hoje, com seus 26 estados e um Distrito Federal, a Paraíba amarga o Penúltimo lugar, ganhando apenas de Rondônia e talvez eu esteja até enganado.

Há nas Câmaras, Projetos para subdividir o País em 39 estados, veja mapa. A tendência do nosso Estado, então, com tal mentalidade política, é se situar a quarenta ou cinqüenta anos atrás dos demais.

Todavia, aqueles que recebem algumas migalhas do Poder, que acham que estão sendo beneficiados e por isso não dão importância ao desenvolvimento do Estado ou de sua Cidade, aqueles que vivem com a expressão na mente – “os outros que se danem! Quem quiser, faça como eu”, e idéias do tipo, lembrem-se que favores individuais em detrimento de um trabalho feito a uma coletividade, poderão, num futuro bem próximo, causar-lhes sérios transtornos. Imagine uma pessoa de sua família, um filho, a esposa, um irmão, com sérios problemas de saúde e por falta de um hospital, de bons médicos, de uma boa equipe de enfermeiros, ser obrigado a se deslocar para um centro mais adiantado! Que não haja um meio de transporte adequado para o traslado! Que seu ente querido, ante tantos transtornos, venha a falecer! Ou alguém se acha imune a tais eventos? Tudo isto acontece, quando sua Cidade, seu Estado está atolado no atraso, no marasmo. A culpa será sua, que pensou ser mais esperto que os outros, votando, a troco de favores individuais, em políticos desonestos que visam tão somente o bem estar de sua Família e de seu Grupo de bajuladores. Até eles mesmos poderão sofrer aquelas agruras provenientes do atraso. A natureza é inexorável! Ela não conhece dinheiro, ela não respeita Poder!


Enquanto isso, felizmente, ainda resta um sopro de esperança vindo lá de nossa Bela e Progressista Capital que tem no seu Leme, um dos mais trabalhadores e honestos Prefeitos do Brasil, Ricardo Coutinho. Lembrem-se deste nome. Ele poderá ser a REDENÇÃO da Paraíba. Assim como transformou João Pessoa numa das cidades mais prósperas deste País, poderá fazer o mesmo do nosso Estado, pois este Moço é obcecado pelo Progresso, pelo trabalho e prima, acima de tudo, pela HONESTIDADE. As urnas vão corroborar comigo! Vão ratificar meu pensamento! Esperemos, pois!

0 comentários:

Postar um comentário