sábado, 2 de agosto de 2008

Corpos Espirituais


(Reynollds Augusto)

A nossa visão materialista da vida não nos permite ver o quanto somos limitados sobre a percepção real do existir. Estamos presos a conceitos anacrônicos e por conseqüência a grande parte da humanidade não se apercebe, ainda, disso.

Há formas e estruturas diversas no campo da existência que o nosso sensorial obtido pelos cinco sentidos não consegue captar. Eu sempre tive dúvidas em entender como uma pessoa que morreu, foi enterrada, poderia surgir à frente de outras pessoas que têm uma percepção a mais acima desses cinco sentidos e se apresenta a elas com a forma daquele corpo que foi carcomido pelos vermes? Era demais para mim entender isso, já que não tinha codificado as questões espirituais e tachava esse contos como uma grande mentira.

Depois que comecei a estudar a Doutrina Espírita, a minha mente foi desanuviando e comecei a entender que existem outras formas de matéria em dimensões que o materialista sequer pode admitir. Isso me fez lembrar William Shakespeare: “a mais mistério entre o céu e a Terra do que pode supor a vossa van filosofia”

E é isso mesmo. Bobo é aquele que pensa saber de tudo e que não se abre a entender questões que estão fora dos limites de sua cultura.

Todos nós temos um corpo espiritual que o Espiritismo chama perispírito e que tem diversas denominações no seio das demais religiões. E o perispírito não é algo abstrato. É algo real e que possui propriedades e toma formas visíveis. Para ser mais simples poderíamos dizer que o perispírito é o corpo do espírito.
Quando um seu parente ou alguém de suas relações morre e o vem visitar, por algum motivo, ele o faz com esse corpo espiritual que tem a exata forma do corpo carnal e é por isso que tem muita gente materialista que morreu e de imediato pensa estar vivo (encarnado) e isso se dá porque ele se vê, se toca, se sente e não acredita que desencarnou. Depois de uma longa conversa que às vezes acontece em várias reunões é que ele vai se dando conta disso. Coitado! Passa por uma experiência difícil, mais engrandecedora. Daí o papel da Casa Espírita na reeducação desses irmãos de jornada.
Vou lhe contar uma estória pessoal, mas você vai me prometer que não contará a ninguém. Tô brincando é pra contar mesmo.Pode espalhar. Foi-se o tempo dos mistérios. Quando adolescente e retornava da faculdade da cidade Patos, antiga Fundação Francisco Mascarenhas e hoje FIP, para dormir e descansar em casa depois de uma longa e penosa viagem de ida e volta.Um fenômeno me aconteceu alguma vezes e sei que aconteceu e acontece com muitos que estão lendo esse texto: de madrugada sentia sede e vontade de tomar um pouco de água e ao levantar-me,aconteceu em muitas vezes um fenômeno estranho que me causava muita apreensão, pois não sabia que existia e fosse natural.Eu me levantava , mais por incrível que pareça o meu corpo continuava dormindo feito um anjinho.
É uma sensação horrível, pois você se vê de pé e ao olhar para baixo o corpo dorme. Você pensa que “bateu as botas” ou que está tendo um pesadelo. Lembro-me que muitas vezes gritava para minha vó que estava ao lado dormindo na rede ela simplesmente não me ouvia. Aí apelava para Deus, fazia uma oração e pouco a pouco o fenômeno ia se dispersando e voltava a ter domínio novamente sobre o corpo inerte.
Ignorante acerca desses assuntos e ficava apavorado. Não contava para ninguém para não ser tachado de doido ou mentiroso. Depois descobri que se tratava do perispírito, pois somos formados de uma tríade: Espírito (o ser pensante), perispírito (corpo energético do espírito que nos individualiza após a morte), corpo físico (a veste carnal que nos acompanha durante a vida física) e não só isso... Estude a Doutrina Espírita e compreenderá.
A bíblia assevera que há corpos materiais e corpos espirituais. Descobri, depois, que o corpo espiritual é o perispírito. O Escritor Gabriel Delanne dedicou boa parte de seus trabalhos estudando-o e nos trouxe uma contribuição significativa e válida em toda a sua plenitude e descobrimos que o perispírito ou mediador fluídico tem funções próprias no composto humano, não é uma criação imaginária. Na Antigüidade oriental, como na grega, como entre doutores da Igreja, admitiu-se claramente a existência de uma “substância”, um corpo, um elemento equivalente, afinal de contas, entre as duas realidades fundamentais: a matéria e o Espírito. Hoje sei que é o perispírito.
Portanto não se engane e vá em busca da verdade que consola e liberta para que você tenha uma visão ajustada da vida e mude seus valores para a proposta de vida do mestre Jesus. Se você não acredita só tenho que lamentar. Se não se dá a oportunidade de aprender,por preconceito, lamento mais ainda.Mas se preocupe não que mais cedo ou mais tarde você descobrirá. Pois o tempo é uma grande ilusão e nós estamos morrendo(desencanando) a cada dia. Estamos na contagem repressiva e não temos tempo a perder.Não perca tempo “rapá”!

PENSE NISSO! Mas pense agora.

0 comentários:

Postar um comentário