terça-feira, 19 de julho de 2011

SAMU: Um serviço necessário à vida

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado,  organizadas macrorregionalmente.

É responsável pelo componente  Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes  graves da região.

Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-nos com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Além disto intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.


Dando proseguimento no processo de descentralização do SAMU 192 regional de Piancó, a equipe de coordenação do SAMU Piancó, juntamente com a Prefeita Municipal de Piancó, Flávia Serra Galdino, o Gerente do 7º Núcleo de Saúde, Antônio Leite Neto, e secretários de saúde dos municípios que estão implementando unidades descentralizadas do SAMU, receberam das mãos da Prefeita Flávia, os equipamentos de Tele Eletrocardiograma Digital para serem utilizados pelas equipes das ambulâncias dos postos socorristas de cada município contemplado com as unidades de suporte.
Prefeita Flávia em recente entrega de equipamento para o SAMU

Na Central de Regulação Médica de Urgência um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo.
  
O SAMU atua nos casos clínicos através da central de regulação médica de urgências, servindo de escuta permanente para todos os casos clínicos de urgência, através do número telefônico 192.

O Médico regulador, além de poder orientar o cidadão que necessita de atendimento, pode ativar equipes do programa de saúde da família para o atendimento domiciliar e, dependendo da gravidade avaliada, enviar equipes móveis de suporte básico de vida ou de Unidades de Tratamento Intensivo Móveis (UTI Móveis).

"Estamos lutando pela UTI do nosso Hospital Regional Wenceslau Lopes, esta UTI vai coroar de forma vital nosso sistema de saúde municipal e regional, pois, uma vez esta UTI funcionando, os serviços já existentes em nossa região serão ainda mais eficaz. Estamos engajados para trazer mais esta conquista, e por falar em conquista, dentre alguns dias estaremos inaugurando o Hospital Infantil de Piancó, que já está em fase de acabamento e faltando só instalar os equipamentos e mobília", disse a prefeita Flávia Serra Galdino.

Do BlogdePiancó / o pianco.pb.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário