segunda-feira, 18 de março de 2013

Adalberto Nogueira, engenheiro agrônomo faz previsões assustadora a respeito da seca

Na época ao menos um terço da população do Ceará morreu de fome.


A seca no Nordeste deve ser uma das maiores dos últimos cem anos, pelo menos é que afirmam estudiosos e profetas. O engenheiro agrônomo, Adalberto Nogueira, revelou no meio da semana que a seca deste ano no Nordeste este ano deve ser semelhante a 1.877 quando na época ao menos um terço da população do Ceará morreu de fome.

HISTÓRICO

1877 e 1879 o Estado do Ceará enfrentou uma das mais graves secas que atingiram todo o Nordeste. O Ceará, na época, com uma população de 800 mil habitantes foi intensamente atingido. Desses, 120 mil (15%) migraram para a Amazônia  e 68 mil pessoas foram para outros Estados.

A seca foi considerada devastadora: cerca de metade da população de Fortaleza pereceu, a economia foi arrasada, as doenças e a fome dizimaram até ao rebanho. Um registro pictórico existe, uma família de retirantes é fotografada ( veja),  em uma estação ferroviária do Nordeste brasileiro (Ceará).

A previsão do agrônomo desanima ainda mais os sertanejos que têm poucos dias para perder as esperanças de um bom inverno. Para muitos o dia de São José, em 19 de março é a derradeira esperança de chuvas.
 
atual2 com radar sertanejo

0 comentários:

Postar um comentário