sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Câmara rejeita criação de comissão de inquérito para investigar saúde de Itaporanga

Por cinco votos a três, proposta de investigação caiu


A Câmara de Itaporanga rejeitou em sessão na noite desta quinta-feira, 26, proposta de criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), que equivale a uma CPI, para apurar supostas irregularidades na gestão da saúde pública do município nos últimos quatro anos e nove meses, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O autor do requerimento propondo a comissão investigativa foi o vereador situacionista Ubiramar Pita (PTB), e, além dele, apenas mais dois vereadores votaram pela investigação: Hélio do Bar e Nenen de Adailton. Com exceção de Isabele, que não pode votar por ser filha do ex-secretário de saúde, Gaudêncio Mendes; do presidente do legislativo, Jacklino Porcino, que também não votou por não ter havido necessidade; e de Nel, que não compareceu à sessão, todos os demais votaram contra a CEI, totalizando 5x3.

A comissão iria investigar todo o período de gestão do ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, e os primeiros nove meses d atual gestão. Não foi a primeira vez que uma proposta de investigar a saúde de Itaporanga terminou rejeitada: no começo do ano passado, um requerimento com esse objetivo também foi por água abaixo.

O requerimento da comissão apresentado pelo vereador Ubiramar, que é ligado ao prefeito Audiberg (PTB), veio depois que membros do governo anterior denunciaram supostas irregularidades na atual gestão do Fundo Municipal de Saúde. Para Ubiramar, no entanto, “quem não deve não teme”, por isso a proposta de investigar a saúde na gestão atual e na passada, mas ela foi rejeitada pela maioria dos seus pares.

Folha do Vale

0 comentários:

Postar um comentário