domingo, 22 de maio de 2011

RECORDAÇÃO DO PASSADO

01
Nessa minha rima boa
Eu digo de forma exata
Que a saudade não mata
Mas maltrata a pessoa
O tempo bem rápido voa
Deixando tudo mudado
Por isso em verso rimado
Eu estou sempre falando
Que o tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
02
Eu sinto muita saudade
Da casinha onde nascí,
Na qual crescí e viví
Toda minha mocidade
Sentindo felicidade
Com a família ao lado
E meu velho pai amado
Sempre me orientando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
03
A cada amigo querido
Eu digo face à face,
Se a saudade matasse
Eu ja teria morrido
No peito tenho sentido
Um arrocho desgraçado
E as vezes fico sentado
No passado só pensando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
04
Recordo muito da roça
Na qual durante o dia
Trabalhava com alegria
Que fiacava de mão grossa
A tarde para a palhoça
Voltava todo suado
Se sentindo bem cansado
Mas satisfeito e cantando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
05
Minha vida no sertão
Foi boa até demais
A gente vivia em paz
Com pleno amor e união
Não tinha televisão
Mostrando corpo pelado
De mulher e de viado
Que passam se rebolando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
06
A nossa alimentação
Foi leite, queijo e qualhada
Cuscuz com carne assada
Mugunzá e rubacão
Não tinha poluição
Como o comer comprado
Que além de caro danado
Termina é prejudicando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
 
07
Eu lembro do meu cavalo
No qual montado eu andava,
Lembro que me acordava
Com o lindo canto do galo
Lembro o som do badalo
Do chocalho do meu gado
E eu ouvia admirado
Vendo o gado pastando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
08
Quando pegava a chover
Eu corria pra o terreiro
Mergulhava num barreiro
Para banhar com prazer
E minha mãe a dizer:
Chega menino danado
E com um chicote ensebado
Terminava me açoitando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
09
Vou lembrar a vida inteira
Meus brinquedos do sertão
A ponteira, o pião,
O carrinho, a baladeira,
O cavalo de madeira
Que eu andava montado
Com cada amigo de lado
Também me acompanhando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
  
10
Lembro tudo com alegria
Mas eu não digo a miudo
Que se eu fosse dizer tudo
O tempo me faltaria
Mas tudo que eu fazia
Tenho na mente guardado
E nesse verso rimado
Estou tudo eternizando
O tempo passa deixando
Recordação do passado.
 
                       J. Sousa, de Itaporanga PB

0 comentários:

Postar um comentário