segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ambulância carregando lixo e boato de cassação do prefeito eleito repercutem fora e dentro de Piancó

De um lado, boatos plantados pelo grupo da prefeita Flávia contra o prefeito eleito pela oposição; do outro, a resposta oposicionista com uma grave denúncia contra a atual gestora  

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Repercutiu na imprensa nacional, na semana passada, uma denúncia do vereador Pádua Leite (PT), de Piancó, dando conta que a prefeita do município, Flávia Galdino (PSB), botou uma ambulância para a coleta do lixo urbano. A denúncia de Pádua foi parar no site do jornal paulista O Estado de São Paulo e teve repercussão em todo país.

De acordo com o vereador, a ambulância foi adquirida na gestão do ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (vice-prefeito eleito pelo PMDB) e era toda equipada com uma UTI móvel para atender os casos de urgência, mas a prefeita, que é médica, resolveu dar um destino pra lá de irresponsável ao veículo, segundo o vereador. “No desgoverno da prefeita Flávia Serra Galdino, que, graças a Deus, termina no próximo mês de dezembro/2012, a mesma ambulância faz a coleta do lixo, quando deveria servir, pelo menos, para transportar doentes”, denunciou Pádua.

A denúncia do vereador deverá ser apurada pelo Ministério Público e, também, pela Câmara Municipal, a quem cabe fiscalizar os atos do executivo.

O vereador Pádua ainda aproveitou para esclarecer à população piancoense sobre uma previsão da prefeita Flávia. Ela tem dito, segundo Pádua, que o prefeito eleito Sales Lima (DEM) terá seu registro de candidatura cassado por reprovações de contas de campanha e, em razão disso, o democratas não poderá assumir o mandato a partir de janeiro de 2013. No lugar de Sales, a candidata derrotada Neguinha Tomaz, que recebeu o apoio da gestora, é quem deverá assumir a Prefeitura, conforme prevê Flávia.

Para acalmar a população piancoense e, sobretudo, os eleitores de Sales Lima, o vereador Pádua, que é aliado do prefeito eleito, afirma que, “a partir da publicação da Lei Federal nº 12.034, de 29 de setembro de 2009, Sales não será mais cassado por ter contas rejeitadas. A partir da vigência daquela lei, o candidato poderá ficar impedido, apenas, de receber a sua certidão de quitação eleitoral, caso queira se candidatar nas próximas eleições, ou seja, em 2014 ou 2016”, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Pádua revela também que Sales Lima “já anexou a certidão de quitação eleitoral quando do registro de sua candidatura e não mais será preciso fazê-lo para assumir o cargo de prefeito em janeiro de 2013. Assim, afirma o parlamentar mirim, não caberá cassação de mandato do candidato eleito em outubro deste ano”.

Pádua ainda esclarece que, mesmo tendo suas contas de campanha rejeitadas, Sales não ficará impedido de receber a sua certidão de quitação eleitoral para disputar um eventual segundo mandato em 2016, salvo “o surgimento de outra lei, uma vez que o TSE já firmou entendimento de que o § 7º do artigo 11 daquela Lei diz que "a certidão de quitação eleitoral abrangerá, exclusivamente, a plenitude do gozo dos direitos políticos; o regular exercício do voto; o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito; a inexistência de multas aplicadas em caráter definitivo pela Justiça Eleitoral, e não remitidas; e a apresentação de contas de campanha eleitoral".

Pacto - Com tanta segurança de que Sales Lima não será cassado, Pádua Leite tem chamado os vereadores eleitos pelo grupo da prefeita a fazer um pacto assinado em cartório. O pacto consiste no seguinte desafio: se Sales for cassado, Pádua renuncia ao mandato vindouro; caso Sales não seja cassado, um vereador do outro lado é quem deverá renunciar. Dr. Rato, Christtiane Remígio, Neguinho do Samu, Peta de Evandro, Tota Militão e Paula foram os vereadores eleitos pelo grupo de Flávia Galdino.

Pádua concluiu dizendo que “os boatos de cassação de registro da candidatura de Sales Lima são fruto “de uma mente doentia que, graças a Deus e aos eleitores piancoenses, irá definitivamente deixar a política e nos deixar em paz”, referindo-se à Flávia Galdino.  

Foto: prefeito eleito Sales Lima e o seu aliado, o vereador Pádua, no centro das mais recentes polêmicas.

0 comentários:

Postar um comentário