Precipitação forte em algumas áreas do Vale e, em outras, uma chuva fina

Por Redação da Folha – Os agricultores mais velhos comungam da experiência de que, chovendo no Dia de São José, comemorado neste 19 de março, há uma tendência da temporada invernosa ser boa.
Como as primeiras horas desta terça-feira, 19, foi marcada por chuva em algumas áreas da região, especialmente em Piancó e circunvizinhança, onde a chuva atingiu uma média de 50 milímetros, sendo que em outras parte do Vale o clima foi favorável a chuva, com precipitações leves, o dia amanheceu coberto de esperança para o sertanejo regional.
A crença do agricultor tem um fundo de verdade científica: é que o Dia de São José coincide com o equinócio, fenômeno astronômico em que a iluminação solar divide a terra ao meio ao cruzar a linha do equador celeste, com noites e dias com mesma duração:12 horas. O fenômeno sempre vem acompanhado por chuvas no semiárido nordestino, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
O fato é que o homem do campo já não tem esperança de colheita, mas água para o consumo humano e animal e pasto para o rebanho já representam fartura em tempo tão difícil como este.
Ilustração: wilkipédia – iluminação da terra durante o equinócio, termo que vem do latim e significa noites iguais.
0 comentários:
Postar um comentário