segunda-feira, 30 de abril de 2012

No orçamento, sem Poesia


O cordelista itaporanguense Nícário Honorato Palmeira, auto denominado de Poeta do Oití, a exemplo do ano passado iria declamar um poema de sua altoria, na plenaria, na presença do governador, mas por desorganização dos encarregados do evento, acabou não fazendo.

Além do Poeta, várias foram as pessoas que sairam descontente, do propalado encontro com o governadoe, que aconteceu aqui em Itaporanga, na última sexta-feira, 17.

O poema seria este:

Boa noite Itaporanga
Com prazer eu dou aqui
Aos amigos aos presentes
Que estão a me ouvir
Ao senhor governador
Vou falar com muita dor
Do sofrimento daqui
XX
Sou o Cabo Honorato
Sou poeta do sertão
Sou do décimo terceiro
Esse grande batalhão
Sou policia com prazer
Tenho orgulho em dizer
Amo a corporação.
XX
Licença quero pedir
Novamente ao senhor
Pra falar de um assunto
De sofrimento e de dor
Que só sabe quem pariu
Sem hospital infantil
O filho que procriou
XX
Essa dor digo com certeza
Quem é rico não sentiu
Mas quem vive na pobreza
Sem saúde não tem brio
Por isso nesse momento
Cure o nosso sofrimento
Com o hospital infantil
XX

Porque nós aqui em baixo
Nessa imensa região
Que o povo Lá de cima
Chama isso de sertão
Quando um filho vai nascer
Já começa a padecer
Nesse mundo de ilusão
XX
Digo isso com certeza
Já fui vitima desse mal
Minha filha ao nascer
O desprezo foi total
Sem hospital infantil
Ela quase perde o brio
Nessa luta desigual
XX
A saúde é importante
Não merece brincadeira
Por isso que eu lhe peço
Nessa vinda passageira
Mostre todo seu valor
E faça com muito amor
Essa obra de primeira
XX
A gente só agradece
Essa sua decisão
De ouvir de trabalhar
Pra toda população
E a sua capacidade
Com certeza de verdade
Vai mudar a região
XX

No ano que se passou
O senhor vai se lembrar
Eu pedi nossa adutora
De pronto pra terminar
Mas isso como se viu
O senhor já garantiu
O que falta é começar
XX
Não se esqueça da saúde
E da nossa educação
Segurança nem se fala
Pra toda população
E nesse mês de abril
O hospital infantil
Para a nossa região
XX
Quero aqui dar parabéns
Por tudo que começou
Nosso estado no momento
De obras se levantou
E isso me faz dizer
Sem nunca me arrepender
Votei certo no senhor

0 comentários:

Postar um comentário