segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Você sabe votar?


Está chegando, mais uma vez, as eleições e com isso inúmeras críticas ao povo que vota errado, mas você sabe votar? Criticar os outros é muito fácil, falar que um ou outro estado elegeu a pessoa errada também. O difícil é ter paciência e tempo para analisar bem os partidos e os candidatos que nos representarão.

Votar não é simplesmente escolher o candidato mais carismático, ou aquele que concertou minha rua. O voto não deve ser individual, o voto tem que representar os interesses sociais. Se algum candidato ajudou você não quer dizer que ele seja um bom político, o bom político não pode ser moldado por suas ações individuais, mas por todo conjunto da obra.

Outro ponto importante para votar bem é votar na legenda. Quando se vota na pessoa e não no partido não se escolhe um representante por seus ideais, mas sim por seu carisma. Todo partido tem seus ideais de política economia, política internacional, política interna, política agrária, política social, etc. E são essas informações que devem ser observadas ao se escolher um político.

É fundamental também votar no mesmo partido para todos os cargos políticos. Se você escolheu para presidente um candidato do PT vote também nos candidatos a prefeito, vereador, senador, deputado federal e estadual, governador do PT. Com isso você estará fortalecendo os ideais políticos do partido, além de evitar a venda ou troca de cargos de indicação política por apoio em outras áreas.

Se você não se acha preparado para votar, se não estudou as propostas dos partidos, ainda há tempo. Não fique somente na crítica de quem votou em Clodovil, Paulo Maluf ou nos mensaleiros, estude, procure informações e vote certo.

Marcos Goulart

0 comentários:

Postar um comentário