quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Queiroz presidente, Salviano dá o troco a Porcino

.

Meia noite do dia 30 de novembro de 2008, até esta hora já era tido como favas contadas à vitória de José Valeriano (PTB) na eleição para escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Itaporanga. Também seriam eleitos Zeca da Encarnação (PMDB), vice-presidente; Herculano (PTB), primeiro secretário e Zé Porcino (PMDB), 2º Secretário.

Embora já comemorasse a vitória, o grupo liderado por Antonio Porcino (PMDB) não contavam com a entrada em cena do então vereador Joaquim Salviano (PMDB). Nas primeiras horas do dia 31 de dezembro, por volta de 1 hora da manhã, Salviano começara a operar para reverter o quadro das eleições na câmara.

A idéia inicial era ter como aliados os vereadores Duvan Pereira (PMDB) e Zeca da Encarnação, sendo que Zeca seria o escolhido para assumir a presidência da câmara. Desta forma Lula da Farmácia (PSDC) foi obrigado a renunciar sua candidatura a presidência. Ameaçando deixar o grupo de Djaci o vereador do PSDC foi acalentado com a indicação do seu irmão, Josias Tolentino, para assumir a Secretaria de Educação.

O vereador Zeca da Encarnação não foi muito simpático a proposta e disse ao interlocutor de Djaci que “era um homem de palavra, não voltaria atrás do acordo feito com os vereadores do grupo oposicionista a Djaci”. Não conseguindo o convencimento de Zeca, o próximo a ser procurado seria o vereador José Queiroz.

O sol já estava próximo de nascer quando Zé Queiroz recebeu a visita de Joaquim Salviano. Joaquim lhe ofereceu a presidência da câmara e apresentou todas as propostas que faria o governo Djaci Brasileiro contar com a maior bancada no legislativo mirim. Por volta das 5 horas da manhã, Queiroz já estava convencido a mudar de lado e se lançar candidato a presidência da câmara já contando com os votos dos vereadores que apoiaram Djaci e do seu colega de partido Duvan Pereira.

Ciente do aceite de Zé Queiroz, Joaquim fez uma ligação telefônica para Djaci que imediatamente compareceu à casa de Queiroz para selar o acordo. O próximo passo seria a participação de Queiroz e Duvan na entrevista que Djaci concederia a Rádio Correio do Vale AM. Na entrevista foi anunciada a lista do secretariado do prefeito tucano e também anunciado a mudança de lado dos vereadores Duvan Pereira e Zé Queiroz.

Após o anuncio da debandada, o então prefeito Antonio Porcino tentou reverter a situação, inclusive oferecendo a presidência a Duvan Pereira, mas não obteve muito sucesso. Na tarde de hoje, como já esperado, foi confirmado o acordo da madrugada do dia 31 com a vitória de Zé Queiroz para presidência da câmara.
itaporanga.net

0 comentários:

Postar um comentário