terça-feira, 3 de março de 2009

O Grito do Cotovelo

Por Jesus Soares da Fonseca

Às vezes quedo-me a pensar, ocasião em que começo a divagar retrocedendo aos dias da infância, quando me deleitava, no Seminário do Sagrado Coração de Jesus, com as fábulas de Esopo, muitas delas ilustradas pelo grande fabulista La Fontaine. E evocando aquele passado para dentro deste Presente, vem-me à lembrança de uma delas, que se faz sugestiva para os momentos atuais, ante tanta injustiça, muitas vezes, insensatez e outras tantas, desconhecimento de causas.


A Barriga e os Membros. Conta-nos Esopo, que os membros do corpo, sentindo-se injustiçados, pensavam que, apenas, eles trabalhavam, apenas eles davam o duro para manter o corpo vivo enquanto a barriga se comprazia em vê-los na labuta diária. Que fizeram? Reuniram-se em assembléia e decidiram que d’ora em diante ninguém trabalharia mais, até que a senhora barriga resolvesse, também, trabalhar.
Assim a greve foi estabelecida. As mãos, toda cheia de razão, deixaram de pegar os alimentos para levar à boca e, mesmo que quisessem fazê-lo, iriam se decepcionar, pois a boca, cumprindo a sua parte na greve, mantinha-se fechada. As pernas, por sua vez, irredutíveis em sua tese, não faziam o mínimo esforço para se deslocarem a algum lugar.

O organismo, pois, sentindo-se enfraquecido pela falta de alimentos, começou a retratar aos membros grevistas o o efeito de suas ações suicidas. Resultado: a boca ficou murcha e retorcida, as mãos, arrependidas, não conseguiam, sequer, mexer um dedo, as pernas, coitadas, não mais se sustentavam de tanta fraqueza e não mais suportavam o peso do corpo.


Foi, então, que o cotovelo falou – vocês são uns insensatos, dentro de seus egoísmos não notaram que a barriga é quem realiza a mais importante tarefa, digerindo os alimentos, para sustento de todos nós? Outros órgãos, muito mais vitais que vocês, conseguem enxergar o trabalho benéfico, o árduo e indispensável labor de nossa barriga. Deixem a petulância, a pretensão de lado e vamos todos trabalhar em conjunto para vitalidade de nosso Corpo! E assim foi feito! Um por todos e todos por Um. Sint Unum, como dizia o povo latino!


A Grande Mídia Brasileira, agora toda unida, salvo alguns poucos briosos jornalistas, cumprindo fielmente o papel de escudeiro das Elites insidiosas, apregoam diuturnamente uma violência generalizada, o caos, a destruição dos lares, com novelas cujo tema principal, ou mesmo cujo objetivo primordial, é a falência da família, tudo feito e programado com uma candura sorrateira, com inocente simulação,
ou através de programas grotescos, sádicos e hipócritas, como BBB, de tal forma que, embevecido pelo enredo da eterna trama do triângulo amoroso das telenovelas ou pela conversa doce do Senhor Pedro Bial, ex jornalista que deixou a profissão para cumprir os desígnios grotescos, maquiavélicos e dantescos de uma emissora de Televisão, o ingênuo telespectador não se dá conta que está sendo vítima de uma lavagem cerebral descomunal onde reina a desonestidade, a hipocrisia, a ignomínia, o torpe, o chulo e um sem número de baixos sentimentos.

Na busca desenfreada por alguns minutos de uma efêmera notoriedade e de uma quantia ofertada, um milhão de reais, os participantes, transformados, lá na casa, em atores fantasmagóricos a serviço de uma causa alheia, ajudam os patrocinadores do engodo, a tornar uma população materialista, hipócrita, negativista, até, da crença em Deus. Tudo isto para camuflar no seio da Sociedade as benesses que surgem neste País, desde o ano da graça de 2003, quando um Homem do Povo subiu a rampa do Planalto para desbaratar as eternas e escondidas oligarquias que reinavam até, então.
Não vamos enumerar os inúmeros benefícios que a população brasileira vem recebendo, ano a ano, não é necessário, os 84% de avaliação do Governo, entre BOM e ÓTIMO, já diz tudo. Entretanto, façamos uma amostra de algumas mais recentes, para gáudio e orgulho do real Brasileiro. Vejamos!

O Brasil, nos dias de hoje, é eleito pela Comunidade Internacional, pelo Mundo da Economia como um dos Países mais confiáveis para Investimentos, diferentemente de 2002 para trás, quando víamos uma Nação desacreditada, com enormes dificuldades para renovar seus financiamentos perante os grandes Bancos do Mundo, uma vez que o chamado Risco Brasil perambulava pela casa de 2540 pontos negativos, igualando-se a Serra Leoa, um dos Países mais atrasados do Planeta. E o Dólar, naqueles idos? Como sua escassez era perene no mercado interno, ganhava os píncaros. Hoje os Investidores, procuram o País, para realizar os seus negócios, o que Lhe dar o título de País com “Investment Grade” – Grau de Investimento. Houve um dia, em 2008, que a BOVESPA bateu o recorde em pontos, mais precisamente, 70.000, sendo negociados naquele dia 10 bilhões de reais, isto em títulos de empresas brasileiras, coisa impensável lá pelo começo do atual milênio. Isto tudo nos deixa, orgulhosos, envaidecidos, ufanos, etc, etc.

Não vai longe o tempo, em que a Miséria era tema constante no seio de nossa querida Nação! Pois bem, nos últimos 28 meses, vinte e um milhões de Patrícios deram adeus a miséria, emergiram, como por milagre,
para a Classe C, uma real revolução no meio Social, gente que jamais penetrara num supermercado, hoje consegue fazer sua feirinha, embora modesta, mas o suficiente para encher a barriga de sua família, outros montam seu próprio negócio, passando a ser uma pequena peça, mas essencial, no desenvolvimento do País. O que se nota, mesmo com a crise financeira internacional, é a estabilidade da renda do trabalhador, do consumo. É bem verdade que, com a crise mundial criada pelo capitalismo desenfreado e seu patrocinador maior, os Estados Unidos, as exportações tendem a cair, gerando a perda de empregos. Contudo é bem verdade, também, que algumas Empresas, aproveitando-se do caos econômico, ora em curso nos países Ricos, a fim de conservar seu ganho desenfreado, demitem muito mais que o necessário.

Ninguém de sã consciência pode negar o esforço hercúleo que o Chefe da Nação faz diuturnamente para evitar o sofrimento da população. É sábio e de notoriedade antiga que, um grande capitão de um navio, quando sente que seu barco pode entrar nas procelas, tem o dever de levar o otimismo a passageiros e tripulação para que o caos, o tumulto não venha a se estabelecer, gerando com isto o desastre que poderá levar ao naufrágio da embarcação. É o que faz, quase que diariamente, o Presidente do Brasil sem se esquecer de procurar as soluções. Entretanto, indivíduos mal intencionados, que jamais deveriam exercer cargos de suma importância numa Nação, surgem na Mídia apregoando loas do tipo: “não vamos pregar o otimismo ou o pessimismo, vamos procurar soluções!”. Isto é de uma maldade sem par, sem levar em conta, a incongruência que há em tal pregação. Todavia, o POVO É INTELIGENTE!

Quem não se lembra do famigerado FMI que nos atropelava, há oito anos atrás, ditando suas ordens mesquinhas, ditando como deveria proceder o Governo Brasileiro, aumentando o índice de miséria no País e, o que é mais triste, reverenciado pelos homens de bela indumentária da Nação, tidos como seus governantes.
Pois bem, Luis Inácio da Silva LULA realizou seu sonho antigo, fez o pagamento total da dívida para com aquele Fundo, tornando-nos independentes em relação à política econômica. Os insanos o criticavam por acharem que o dinheiro deveria ser empregado em outras áreas de suma importância à população.

Pura hipocrisia, pois, sabiam eles que, após o pagamento da dívida, haveria economia de juros, juros estes infindáveis até então, inclusive, cujo somatório ao longo dos anos, foi superior ao Capital tomado emprestado, em duas vezes e meia, segundo alguns economistas. Tal economia de juros foi da ordem de quase um bilhão de dólares em pouco mais de dois anos. Vejam, quanta impostura! Eles criticavam o pagamento da dívida e eram contra o Calote financeiro, como fizeram outras Nações endividadas. Mas, o Operário é osso duro de roer. Não só pagou a dívida com o FMI, como quitou a dívida com outros Fundos Internacionais, aumentando com isto, em 201 bilhões de dólares, as nossas reservas.

Agora, para regozijo de todo autêntico brasileiro, a Comunidade Internacional vê o Brasil como um modelo a ser seguido por outras Nações que querem progredir. A auto-suficiência na produção de bio-combustível, como biodiesel e outras inúmeras fontes de energia espalhadas por este Rincão afora. E a produção de alimentos? Em apenas 5 anos e pouco, conseguimos aumentar a produção de grãos em 62 milhões de toneladas, ou seja, de um pouco menos de 80 milhões para 141 milhões, nos dias atuais, tendo a possibilidade, inclusive, de continuar o ritmo de crescimento, mesmo com as intempéries, as vezes, advindas, ou mesmo com a Crise Financeira Mundial.

Aqui, então, é onde cabe, analogicamente, a fábula que lhes contei, acima. Um Presidente, com a ajuda de órgãos vitais da Sociedade, como Classe Média e Pobre e alguns setores inteligentes da Classe Rica, trabalhando com muito afinco para tornar o seu País digno de ser reconhecido universalmente, para tornar a vida do cidadão mais digna de assim o ser chamada, enquanto uns membrozinhos despeitados, tentam desestabilizar o seu intento, com mentiras, engodos, e outras desqualificadas ações. Logo, é necessário que surjam alguns cotovelos para adverti-los, e no caso, eu me insurjo como um deles, como na exposição da fábula, na qual eu, ousadamente, o coloquei, para dar mais brilhantismo ao enredo.

Tais membros, talvez, por ignorância histórica ou ainda por mesquinhos preconceitos criados e enraizados por ancestrais, sem conhecimento de causa, aproveitam a situação de um caso corriqueiro, mas elevado a grandes dimensões, pela Mídia, como é o caso de Cesare Battisti, considerado assassino em sua Pátria, Itália, e tido e tachado como terrorista pela Mídia Brasileira, com o intuito de despertar no seio da população, um sentimento de revolta contra o Ministro da Justiça Brasileira. Não estou, aqui, defendendo quem já tirou vidas humanas, ao contrário, acho que a justiça sempre terá que ser feita. O que condeno é a especulação do caso. Deixem a querela ser resolvida entre os Ministérios de Defesa Brasileiro e Italiano.

Como recompensa a sua especulação, a Mídia fica rindo a cântaros quando vê seus objetivos alcançados, pelo menos no seio de pequeno grupo de inconformados. Aberrações históricas, então, são cometidas, como as que estamos a presenciar em Sites e Blogs outros, como as enquetes surgidas, com perguntas torpes, misturando Dignitários Máximos de Nações, eleitos e reconhecidos pela maioria da população de seus Países, com terroristas. Evo Morales, Hugo Chaves são políticos que estão no Poder pela vontade de seus povos. Raúl Castro, mui digno Presidente de Cuba é um político que deve ser respeitado, pois é reconhecido pelo povo cubano, menos, claro, pelos pupilos de Somoza que vivem na Flórida, insuflados pelos Estados Unidos, há décadas, sem lembrar e já lembrando que Anastácio Somoza foi derrubado do Poder por Fidel Castro com a ajuda estadunidense. Posteriormente, a história é outra.

Entretanto, a finalidade maior da enquete é, simplesmente, denegrir a imagem do Governante Máximo da Nação, o que é uma pena, pois nos passa a impressão que este País é o paraíso do terror, talvez até seja mesmo, dos 10% de inconformados!

0 comentários:

Postar um comentário