segunda-feira, 7 de junho de 2010

EJEAS V - EJEEA, EJEAS E A CANOA FURADA

EJEEA, EJEAS E A CANOA FURADA
(Reynollds Augusto)

Na minha adolescência querida, que não faz muito tempo, eu sempre me esforçava para me fazer presente aos Encontros Espíritas para Jovens, realizados pela comunidade espírita da Paraíba. Esse diferencial sempre contribuiu para forjar a minha personalidade em torno dos valores essenciais da vida, colocando-me na estrada certa. Quando não temos um norte apropriado para divisar essa estrada, nos deixamos levar pelas ilusões do caminho e vamos à busca do ouro de tolo e o jovem, por despreparo, gasta mal a energia da juventude se enveredando por caminhos que em vez de lhes dá sustentação e equilíbrio, ocasiona dor e sofrimento.

Já notou que em Itaporanga uma categoria crescente de comércio vem se dando bem demais. Não sabe qual é não? É a turma do Bar, que vende as chamadas drogas lícitas e que é a vergonha de qualquer nação. Tem bar em Itaporanga de todas as formas e de todos os jeitos e para todas as categorias e me admiro o quanto crescem se espalham a se instalarem nos lugares mais inusitados. E haja croatividade! O poder público ainda não despertou para estimular essa juventude a gastar suas energias com arte, música, cultura e etc. e deixa o espaço aberto para que esses jovens, nas horas de folga, irem à busca da ilusão e vemos aí famílias sofrendo com isso. Se ele não tem uma educação com base em princípios, o coitado entra nessa canoa furada e a maioria afunda com ela perdendo a oportunidade de encontrar um lugar ao sol e quando alguns despertam para o equívoco, já não tem mais tempo para recomeçar. Eu e muitos amigos de infância entramos nessa canoa furada. Alguns identificaram o buraco cedo, como eu, e saíram dela antes que afundasse e outros, infelizmente, continuam sem percebê-lo .

Mas, a nossa juventude que participa todas as quartas pelas 20h00min h do EJEEA (Estudo de Jovens Espíritas para Estudo e Arte) do Centro Espírita Jesus de Nazareth, foi ao EJEAS-Encontro de Jovens Espíritas do Alto Sertão em Cajazeiras e aprendemos muito. Encontrei por lá o meu amigo NACO, professor de educação física e que atualmente dirige o Dij da Federação Espírita Paraibana, ele foi um daqueles que estiveram nos encontros de um mil novecentos e alguma coisa. Concluímos o quanto foi importante tais eventos para as nossas vidas e o quanto aprendemos a não mais perder tempo.

Você Pai e você mãe tenha a consciência de permitir que seu filho se engaje em algum movimento de ordem religiosa que o faça realmente dizer aquelas palavras do pedagogo por excelência Jesus de Nazateh: “SIM, SIM, NÃO, NÃO. É preciso que os nossos filhos tenham maturidade para escolher e se posicionar.
NADA DE CANOA FURADA

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário