quinta-feira, 8 de setembro de 2011

07 DE SETEMBRO.UMA VIAGEM NO TEMPO

 
07 DE SETEMBRO.UMA VIAGEM DO TEMPO
Por Reynolds Augusto  em 08/09/2011
 
              É sempre assim e é bom que assim seja sempre. Os docentes e discentes da nossa Itaporanga de guerra se enfileiram para desfilar pelas ruas da cidade. É uma espécie de Hosana dos nossos irmãos judeus. É a festa cívica, mesmo que muitos não saibam, conscientemente, o valor do que foi e do que é a independência do Brasil, a Pátria do Cruzeiro do Sul, o coração do mundo, pátria do evangelho, segundo o espírito Humberto de Campos, no livro do mesmo nome, recebido pelo iluminado Chico Xavier.
                  Na minha adolescência querida, cheias de sonhos e de luzes, nós nos reunimos com o nosso instrutor, “Dodoido” quase todos os dias, para ensaiarmos a apresentação da Banda, que sempre foi um show. Era uma festa e o nosso mestre do ritmo fazia bonito, nos ensinando a tocar os instrumentos que iriam cantar uma ode à nossa liberdade. A cadência dos ritmos, os velhos e inusitados dobrados que surgiam como mágica da cabeça do grande mestre, muitos deles construído de súbito pela magia da intuição, em muitas vezes influenciadas pelo mundo espiritual:

- Vem cá... Vem cá....! Ouçam esse dobrado novo, que me veio agora. E ensinava como seria a percussão!A turma fazia um círculo em torno de “Dodoido” e ele nos apresentava uma peça nova, muito bonita e que veio não sei de onde. Era o Cara! E continua sendo, não tenho dúvidas.
           Você sabe que a ciência contribui para a evolução da humanidade. É uma das asas que levam os homens a Deus, que unida com a fé racional faz maravilhas. Mas os próprios cientistas afirmam que muitas descobertas, que hoje a humanidade delas aproveitam, em todas as áreas, foram frutos de uma intuição, se um súbito. Isso é Deus que incube aos espíritos experimentados a missão de influenciar as mentes pensantes, para que a Terra evolua e se despregue do primitivismo, ainda próprio de espíritos recalcitrantes, que somos todos nós.
           Os dobrados de Dodoido surgiam como por mágica. Acredito que com o mesmo processo: intuição. O psiquismo do “Pai” ajuda a todos os seus filhos. Aqueles que se enveredam pelo caminho do bem têm uma facilidade a mais, que é a ajuda da lei de causa e efeito. “A cada um segundo suas obras”. Isso se chama ação e resultado. Tem gente que pensa que Deus está cochilando. Bobagem! Todos nós temos a vida que merecemos e já é muito.
              Mas o nosso desfile cumpriu o seu papel. Todas as escolas deram o seu recado e fizeram bonito. Há uma diferença natural e histórica, desde meu tempo de adolescente: a marcha do Ginásio do Padre Zé. A simplicidade é que toma conta do “palco” principal, que é a Avenida Getúlio Vargas! O desfile de 07 de setembro não está plenamente realizado, sem que antes os alunos do Ginásio desfilem pelas ruas da nossa majestosa cidade. É bonito de ver a marcha, a cadência da filarmônica, as fileiras bens construídos e a marcha “bailando” no ritmo do som. É coisa bela de se ver.
         Quem estava bem próximo de mim foi o meu amigo e irmão Eriogenil. Esfuziante de alegria por ver o Ginásio passar.Notei que a alunada vinha cantando um hino prodigioso e que ajudava no ritmo, sendo um verdadeiro “grito de guerra” do colégio, e que eu que não conhecia, mas que fazia a diferença no percurso. “Eri” cantava mais alto e com a vibração que só ele tem.
- Que hino é esse Eri?
- É O HINO DO GINÁSIO.
            Senti o orgulho sadio em sua alma e a lembrança dos velhos tempos, que não voltam mais, mas que nunca deixam de ficar no  mundo íntimo, quando ele próprio era aluno do Diocesano a marchar pelas ruas da cidade.
- Porque você acha que o Ginásio encanta a todos?
- Simplicidade e disciplina.

Está  dito!
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.     - Não deixe de espiar: www.reynollds.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário