sábado, 24 de setembro de 2011

DANDO UM GIRO PELO SERTÃO

DANDO UM GIRO PELO SERTÃO
(Reynollds Augusto)


Você sabe que todos nós, infelizmente, somos autômatos do existir. Fazemos todos os dias, as mesmas coisas, do mesmo jeito, à mesma hora, até chegar o momento de bater as “caçoletas”. Isso é bom e ruim.
 BOM, pois o condicionamento centra os nossos esforços à busca dos objetivos pessoais, equilibrando as forças, pois a repetição é uma forma de aprendizado. Quando a mente está atuante, mesmo na mesmice de sempre, esquecemos de alimentar as maldades, que são frutos do egoísmo e do orgulho, as grandes chagas da humanidade. Todos nós ainda temos esses defeitos, em menor ou maior grau. Pode fazer aí fazer uma comparação, leitores, e conclua que os seus defeitos, os nossos defeitos, ou são filhos do egoísmo ou do orgulho. A dica é combatê-los.
RUIM, pois o seu existir fica submetido a um espaço medíocre e perdemos a oportunidade de apreciar a natureza em derredor. O autômato não vê a vida que se apresenta. Não pára para ver um por do sol, uma chuva que cai, um pássaro voando, essas coisas simples que energizam a existência e que são os objetos da verdadeira felicidade.  No momento que descobrimos isso, já é tarde, pois a dona morte chega e temos que nos libertar desse corpo, que fenece a cada dia, pois estamos na contagem regressiva.
Mas ontem, depois de ler e estudar muito, resolvi sair do automatismo e subi na minha moto a “andar” por esse sertão de meu Deus, para ver as novas paisagens. Foi um refrigério para a alma, apesar de estar muito quente. Pretendi dar um giro e comecei pela entrada que liga Piancó a Coremas, e notei que está mudando a passos largos. Finalmente, aquele acesso que dá a Coremas, está sendo, definitivamente, realizado. Parece um sonho. E é. Um sonho que está sendo concretizado, depois de tantas promessas. Ricardo é o CARA.
Fiz o giro e voltei pela estrada que dá acesso a AGUIAR. Que coisa boa de ver. As máquinas trabalhando, sem parar. Um dos “Rosinhas” da empresa, que ganhou a concorrência, me disse que a ligação de Coremas a São José da Lagoa Tapada é questão de semanas. É outro sonho que está sendo realizado. Vai haver a ligação de duas grandes regiões. Já imaginou o que será isso para as economias dessas localidades? Ligação da região do Vale do Piancó, com a região de Sousa. Isso é que fazer política pública.
No tempo que estudava em Sousa, estudando Direito, era o meu sonho que as estradas fossem asfaltadas. Teria “sofrido” menos. Talvez nem tivesse passado pelo acidente que sofri  e que quase me levou ao desencarne. Mas os dias em que me encontrei em estado de coma foi um espécie recomeço, foram experiências boas às minhas construções psicológicas e dei uma despertada para os valores reais da vida.
Na vida não existem problemas e sim desafios. Mas, havia muita conversa e pouca ação e como disse o apóstolo Paulo: “Tudo tem teu seu tempo”... e o tempo chegou.
 Resolvi voltar por IGARACY, subindo as Serras. As belas serras que circundam as nossas cidades. É coisa bela de se ver.  Passei pelas terras de Joaquim Salviano e terminei na estrada que dá acesso a São José de Caiana. As máquinas também “a todo vapor”. Coisa boa de ser ver. Ricardo é mesmo o cara.
É bom, vez por outra, sair da rotina. Procurar nova forma de viver, para a seguir o caminho sem muito stress e apreciar as belezas da vida. Não é preciso ir muito longe. É só desenvolver outra ótica: a melhor .E  observar com os olhos do coração, apreciar com os “olhos de ver”, no dizer do mestre Jesus, as belezas da vida.
                                 Não seja bobo! Dê um giro.  Saia da rotina e aprecie outras paisagens, veja o que você nunca viu, mesmo andando pelos mesmos caminhos.

Tem muita coisa boa para se ver.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

0 comentários:

Postar um comentário