sábado, 28 de julho de 2012

Um Turismo Rural por Itaporanga


Um Turismo Rural

( Reynollds Augusto)



Eu adoro o sertão. Se tivesse de nascer de novo, como diria o poeta Luiz Gonzaga, eu nasceria em Itaporanga, morava na rua treze de Maio e apreciaria, todos os dias, o nascer do sol, da varanda do meu quarto, visualizando o símbolo da paz, de braços abertos à cidade, que o grande Padre Zé construiu, para o nosso deleite e reflexão. Ah! Estudaria DIREITO e me aperfeiçoaria como ser humano, para me tornar UM HOMEM DE BEM, com base na proposta da Doutrina Espírita,  que é  JESUS de volta, escola do GRANDE CHICO XAVIER.



Mas ontem eu peguei a minha moto e saiu por ai, nas estradas da vida a apreciar a nossa bela caatinga, com sua vegetação natural, com seus riachos e com o seu povo humilde, mas feliz. A maioria de nós não conheceu Itaporanga e só damos notícias dela em época de zoada, em época de São Pedro e na verdade esse momento representa 0,50 por cento da magia que é nossa terra. Outros são caolhos e só veem as dificuldades. Isso me fez relembrar o Mito da Caverna de Platão, onde o desperto, depois de ver a beleza que há lá fora, com a luz do saber a iluminar a vida, volta para espalhar a descoberta, chamar os amigos aprisionados, e eles riem, não querem se libertar na ignorância que os aprisiona.



A figura tem a ver, também, com a proposta espírita, que não sendo a melhor, é uma das melhores, para que possamos viver uma vida com equilíbrio e satisfação. A ignorância, o preconceito, os atavismos, nos aprisionam nas cavernas escura das ilusões.



Mas o sertão continua lindo e poético. Fiquei feliz quando vi que a administração está realizando um trabalho de traspor a água do velho açude do cantinho às casas da região. O Serviço está andando. Coisa bonita de se ver, para dar mais alegria a um povo carente.



Na minha adolescência, que os anos não trazem mais, tomei muitos banhos naquele açude e fui muito feliz por aquelas bandas. Na época gostava de uma cachacinha e pensava que estava me divertindo com a “danada”. Ainda bem que sai dessa caverna e hoje me encontro com os amigos, me divirto mais que todos os “bebuns” juntos e consciente, satisfeito, feliz.



Quem tinha uns pedacinho de terra, na localidade, eram os meus amigos, agora na pátria espiritual, ZETINHO, pai do meu primo e amigo de infância, GLEIDSON e o grande ANTÔNIO PEREIRA, barbaramente assassinado pela ignorância humana. Saudades dos dois. Mas o reencontro é certo, como certa á a certeza de nossa imortalidade e que a morte só destrói o corpo, libertando o espírito que foi criado, por Deus, para experiências, conquistas até encontrar a plenitude, que algumas religiões apelidam de salvação. Não importa.



Se você reside em Itaporanga, saia da rotina pegue a sua moto e saia por ai a respirar esse ar puro, ver a natureza, sentir a beleza da região, descobri lugares inimaginavelmente  lindos , se encontrar com esse povo humilde e bom da zona rural e agradecer a Deus por ter nascido nessa terra mágica e simplesmente bela.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA



Wwww. reynollds.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário