terça-feira, 28 de maio de 2013

Três novas secretarias municipais são criadas em Diamante e devem atrair muitos recursos

São mais investimentos na melhoria da qualidade de vida da população

Por Redação da Folha A criação das secretarias municipais de Esporte, Meio Ambiente e Cultura, por decisão de governo da prefeita Marcília Mangueira, deverá atrair recursos e muitos projetos importantes para o desenvolvimento humano, desportivo e socioambiental do município de Diamante.

Investir no esporte, por exemplo, é construir uma sociedade mais saudável do ponto de vista fisiológico e emocional. Além da atividade física e do lazer que proporciona, a prática esportiva também é meio de inclusão social e cidadania, principalmente para os jovens de famílias pobres.

Toda essa importância e os recursos federais disponíveis para a área motivaram o poder público municipal a criar uma secretaria exclusiva para cuidar do esporte, que deve atrair alguns milhões de reais em convênio com o Ministério do Esporte, dinheiro que vai alavancar a prática esportiva dentro e fora da escola, contemplando o esporte amador como um todo, especialmente o futebol. A construção de um estádio para jogos amistosos e campeonatos está nos planos da nova pasta e já existe a perspectiva de recursos para isso.

Do ponto de vista da Cultura, a nova secretaria deverá incentivar a prática artística de forma em geral, especialmente no campo da música, dança e literatura, revelando e valorizando os artistas locais, ou seja, toda demanda cultural do município deverá receber atenção da pasta, que vai buscar recursos junto ao Ministério da Cultura para desenvolver projetos no município.

Com relação à secretaria do Meio Ambiente, seu objetivo será o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente como um todo, o que passa por inclusão social através de melhoria das condições sanitárias e de moradia da população, integrando Diamante ao tempo atual em que todo o mundo se volta para ações de valorização da natureza: água, solo, ar, fauna e flora, como um único caminho seguro para preservar a própria vida humana.

Essas três pastas já existiam, mas estavam vinculadas às secretarias de Saúde e Educação. Agora autônomas, por iniciativa da Prefeitura com o aval da Câmara Municipal, precisarão de comando e equipe, mas, conforme a prefeita, não serão ocupadas neste momento. Somente quando houver recursos e projetos para serem trabalhados é que os secretários serão nomeados. “Até porque as secretarias foram criadas com o objetivo exclusivo de contribuir para o desenvolvimento do município, por uma necessidade de adequação administrativa para atração de recursos federais para Diamante, e não para ser cabide de emprego”, comentou Idelfonso Teixeira, secretário municipal de Administração.

0 comentários:

Postar um comentário