quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lucy Alves. Orgulho de ser Itaporanguense!


A instrumentista do grupo musical Clã Brasil, Lucy Alves cujas raízes musicais são do Sitio Cantinho em Itaporanga, cidade incrustada no sertão paraibano, ontem, mais uma vez, ao interpretar a grande Marisa Montes.


Lucy Alves, agora pode estufar o peito e encher de orgulho a sua bela voz e dizer: - "Sou itaporanguense sim, senhor! Da terra onde nasceu meu pai, o Badu, meu tio Biu e o grande exemplo que foi o meu avô Dedfé do Cantinho! Tem uma histórinha que sempre gosto de lembrar é a que diz que quem e do Cantinho enão é musico, pelo menos bate pandeiro." Completatou a musicista.

O Título



O Título outorgado por Ubiramar Pita, vereador da situação mas, que na Câmara Munipal de Itaporanga, é minoria, foi aprovado por 10 votos a 0, ou seja, por unanimidade. Lucy Alves só não obteve o voto do  Vereador Joaqim Salviano porque o mesmo não estava presente a seção.

Vejam a justificativa de Ubiramar, ao propor a matéria:

A presente homenagem se justifica pelo fato de Lucyane Pereira Alves ser conhecida pela sua bela voz e pelo talento no acordeom e divulgar nossa cultura pelo Brasil afora, com o instrumento que é sua marca e um dos símbolos da música de nossa região, e principalmente, por seus pais serem filhos de Itaporanga e ela está sempre presente em nossa terra, nos dando alegria com suas apresentações e fortalecendo nossa cultura.

Lucy Alves é bastante conhecida no Nordeste e agora no país com suas apresentações no The Voice Brasil. É filha dos Itaporanguenses Maria José (Morena) e José Hilton (Zé Badu), neta de Chico Badu/Lizete Araujo e Zé Pereira/Terezinha Lopes, bisneta de Dedé do Cantinho, é vocalista do Clã Brasil, grupo musical formado em 2001 e composto por ela e pelas irmãs Laryssa e Lizete. Lucy é cantora, compositora e multiinstrumentista, tocando sanfona, bandolim, escaleta, fole de 8 baixos e contra-baixo nos seus shows.

O Clã Brasil teve a sua primeira semente na residência do próprio Badu, que sempre se reunia com sua esposa e as três filhas para tocar chorinhos e forrós ao som de violinos, flauta, violão e percussão. Essa música nordestina de raiz, logo conquistou os apaixonados pelo ritmo. Desde então, o grupo já gravou dois DVDs e acumula grandes parcerias com ícones do forró e do baião, como Marinês, Sivuca, Três do Nordeste, Pinto do Acordeon e Elba Ramalho.

A vida artística de Lucy Alves começou aos 4 anos de idade, tocando violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Autodidata no acordeom, também aprendeu a tocar piano, bandolim e cavaquinho.
Bacharelada em canto no mesmo departamento onde iniciou sua vida artística, Lucy Alves hoje tenta conciliar as apresentações do Clã Brasil com a carreira solo e a preparação para o lançamento do seu primeiro trabalho individual, no próximo ano.
Lucyane tem seu estilo calcado na herança musical do seu Bisavô "Dedé do Cantinho", de Itaporanga, ritmado pelos Baiões, Xotes, Cocos e Toadas popularizadas por Luiz Gonzaga , Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Dominguinhos, Sivuca, Marines, Maciel Melo, Pinto de Acordeon, Marcos Maia, Bebé de Natércio, entre outros.
Lucy, com o Clã Brasil, esteve a convite da PBTUR, em Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), no Festival ¨Wassermusik¨, bem como na Estônia. Já em palcos paraibanos, fez show em eventos como o Festival Nacional de Arte (Fenart), em noite vibrante de forró-pé-de-serra, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Em dezembro de 2005, participou do 8º Encontro de Sanfoneiros de Recife (PE), fazendo o show de abertura para Dominguinhos, de quem recebeu grandes elogios, coroando a sua excelente performance com apresentações nos principais palcos forrozeiros do País, a exemplo de Itaporanga, Campina Grande, Caruaru, Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa, Guarabira, Santa Luzia, entre outros, além da veiculação nacional nas TVs Rede Globo pelo The Voice Brasil, Bandeirantes e MTV.
Lucy Alves é a fortuna musical emanada do Nordeste. Ela possui uma característica especial: é mulher e canta e toca sanfona com a alma, sem falar nos demais instrumento. Lucy já soma no seu currículo seis CD’s e dois DVD´s, além de inúmeros shows no Brasil e alguns no exterior.

Por fim, Lucy orgulha nossa terra por ser de origem familiar do nosso “meu pé de serra, meu cafundó, pedaço de cantinho do Vale do Piancó” e incentiva a cultura de nosso município e região, com sua presença nos principais eventos festivos e tradicionais que aqui acontecem. Ela é realidade cristalina, que de forma sublime encanta com sua música e doçura de menina. É flor que transmite paz com sua compreensão musical na conservação das legítimas tradições de nossa gente, com sua raiz no fole de oito baixos de Dedé do Cantinho, ela merece de nossa terra o reconhecimento deste título como presente.

UBIRAMAR SINFRÔNIO PITA
Vereador


1 comentários:

Mesmo com atraso, parabéns pela bela iniciativa! Valorização de nossa bela cultura.

Postar um comentário