segunda-feira, 7 de julho de 2008

Chega de Mentiras!



CHEGA DE MENTIRAS!
( Reynollds Augusto)

Somos todos espíritos em franca evolução e vibramos no nosso contexto social de acordo com o nosso grau de percepção do existir. Não é a toa que somos ligados a grupos diversos e atraídos por idéias, filosofias, pensamentos, a eles aderimos e formamos um todo diferencial. São os nossos que pensam como nós.
Nesse contexto nos deparamos na relação social com a famigerada mentira. Mentimos descaradamente.É por isso que se trata de uma doença social e os homens sempre sustentaram na mentira os seus comportamentos fraudulentos. E tem aquele que defende a MENTIRA BRANCA.Qual? - Aquela que não faz mal a ninguém.
Desde de criança convivemos com a mentira como se isso fosse algo natural. Quando criança ouvimos dos pais: -“ Coma, se não o bicho papão vem lhe pegar! Essa é uma mentira branca .Um artifício para intimidar a criança e fazê-la se alimentar. E tem aqueles que dizem ,mas não fazem. Isso é triste para a criança em formação:
O telefone Toca. O filho atende.
- Mâaaaaaaaae, é fulano de tal.
De imediato a mãe retruca:
- Diz que mamãe não está.

Isso é triste para a criança em formação. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Quer coisa mais incoerente. São centenas e centenas de exemplos que poderíamos catalogar tudo isso para identificar o quanto ainda somos hipócritas.
Isso se reflete na política. Os governantes mentem ao povo.
O comerciante mente ao comprador.
Nas propagandas televisivas há um show de mentiras. Alías quando se mente mais, parece que mais se vende. É como se o povo gostasse de ser enganado.
Mentem alguns educadores a seus educandos.
Na minha área, a do direito, quanta mentira. Existe até uma cadeira, que em minha opinião, foi uma das mais importantes na academia que é a ética jurídica ou deontologia.
O Estado precisa de cidadãos que cumpram o seu papel. Mas educação se aprende no berço. É uma construção constante. A academia não formará o caráter da pessoa com apenas um cunho didático e em 5 anos, apenas. E infelizmente a mentira também ta aí. Ta em todos os setores. Na medicina... na imprensa. Essa é que manipula, induz, distorce. A academia instrui, informando ;mas só a educação forma, transformando.
Mas também existem pessoas que seguem caminhos diversos e não entram nessa onda geral e são sérios. Esses têm compromisso com a vida, com o município, com o Estado, com a nação é com esses que devemos marchar...
Alguns pais mentem a seus filhos quando são questionados sobre assuntos morais; chefes de família mentem a traem a dignidade do lar; mentem os políticos cinicamente nos prélios das campanhas. Mentia!Mentira! Mentira por toda parte e isso contribui para gerar uma patologia social geral. Ela tem retardado absurdamente o progresso do mundo.
Todos nós políticos, eleitores; situação, oposição; homem, mulher. Precisamos parar de mentir mudando o nosso mundo interior para que possamos mudar a paisagem exterior. A grande verdade é que mudar a política não é só uma questão de ideologia e sim, antes de tudo, é um sério problema de reforma íntima de cada indivíduo e das sociedades. É preciso extrair o homem velho de dentro de cada um cheio de interesses, mentiras, leviandades e fazer nascer o homem novo, que tanto a Doutrina Espírita e as religiões apregoam.
Aristóteles em seu TRATADO DA POLÍTICA diz que: “o fim da sociedade civil é viver bem”. Para que isso aconteça precisamos nos transformar interiormente e erradicar os males que nos distanciam dessa finalidade.
Uma das palavras em voga em nossa sociedade é a CORRUPÇÃO que Aurélio define como: 1. Ato ou efeito de corromper, 2.Devassidão, perversão; 3. suborno, peita. Então, não há como esperar felicidade, grandeza moral em uma sociedade que não garanta a expressão do bem.
Mas, não vamos desanimar. Não vamos entregar os pontos. Não vamos nos mancumunar com a corrupção que domina. Nossa postura tem se ser de luta, de trabalho, de estudo, de amor, de fraternidade e atingirmos o nível espiritual de bondade e justiça. Aí sim... tudo muda e para melhor...

Ser como JESUS: na vida “não,não; sim,sim.

PENSE NISSO, MAS PENSE AGORA!

0 comentários:

Postar um comentário