quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caminhada Pela PAZ - OFS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS0GL3bvJFXuuSwb4QR_u5bGpw8owO-vbVjT7m4Os_PECaKbBHVgPHl3GShJud-33XbQ5-W5Qt9yhWhfuvZOmVNShOjL_Si9PPmYr4hfmlSuMNz7To2b4PIR_MonrajPTvnaY1PC_RCzBJ/s1600/caminhada-pela-paz.png 
Caminhada Pela PAZ - OFS
14 de Abril de 2011-ltaporanga - PB

Como franciscanos e franciscanas, estamos profundamente preocupados com a violência no mundo, e com o nosso crescente potencial para destruir a vida do planeta. As raízes da violência estão dentro de cada um de nós, assim como também as soluções para superá-lo e construir um mundo mais justa e pacífico.

A violência cruel e desenfreada que cobra vidas inocentes, como aconteceu a 7 dias atrás no Rio de janeiro, nos horroriza, nos choca. O Brasil esta chorando, e nos que fazemos a Ordem Franciscana Secular e a Creche Santa Clara de Assis, estamos dando este grito de alerta. Será que a violência não está atingindo nossas escolas? Centenas de irmãos e irmãs estão sendo assassinados silenciosamente, nos colégios, nos assentamentos entre os sem-terras, nas favelas, no meio da droga. A vida foi dada por Deus e só quem pode tirá-la é o nosso Deus. Os nossos governantes precisam traçar uma política que garanta a sustentabilidade da vida de nossos irmãos e irmãs na terra.

Como franciscanos e franciscanas, precisamos reinvidicar nosso papel de Construtores da PAZ. "Pois a não violência e um valor Evangélico e franciscano”. O desafio e reconhecer e vencer a violência que está em nos mesmos, e criar estratégias para enfrentar e combater os conflitos que surgirem nas nossas sociedades.

Como nos, São Francisco viveu numa era de conflitos, numa era marcada pela violência. Na guerra entre Assis e Perugia, Francisco foi convocado, aconteceu sua derrota, foi preso, e doente na cidade de Perugia, a doença de Francisco foi um transtorno que hoje chamamos de Estresse pós-traumático. Ao sair desse profundo encontro com a violência e a crise que sofreu, Francisco se converteu numa pessoa de Paz.
A construção da Paz, para Francisco, estava enraizada em três convicções baseadas no Evangelho.

1 - Deus é todo bem, e todo bem provem de Deus;
2 - O caminho do Evangelho é um caminho de amor ativo;
3 - A pobreza voluntária, serve e sustenta a verdadeira Paz.

Francisco se converteu quando se encontrou com a violência, O contrario deste rapaz, que também foi vítima da violência (conforme depoimentos), foi acumulando ódio no seu coração, foi construindo um mundo de dor dentro de si, com espírito de vingança, porque? Porque não vivia O Evangelho de Jesus Cristo que disse “amai os vossos inimigos", “0fereça a outra face" estes são conselhos evangélicos para a não violência.

Procuremos, meus irmãos, viver e praticar a dinâmica e o poder da Não Violência  Transformadora. 

A Caminhada será às 08h00 saindo da Casa Franciscana até a praça Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho (em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Anatália Martins - OFS

0 comentários:

Postar um comentário