domingo, 10 de abril de 2011

MEU CREDO ESPÍRITA

* Antes de postar essa texto no nosso grande PORTAL DO VALE, quero opinar a respeito do artigo DEUS É CULPADO. Muito rico e reflexivo. Lembrei-me  de Jesus: " A semeadura é livre mais a colheita é obrigatória". As escolhas sociais geram efeitos sociais.



Meu Credo Espírita

(Reynollds Augusto)

Como sempre, todos os sábados pelas 20 h, me dirijo ao CEJN para participar das grandes palestras que a instituição nos proporciona e também oxigenar a mente, objetivando enraizar ainda mais os valores espirituais que escolhi para estear a minha vida. Se nós não nos damos à oportunidade de nos espiritualizar, compreendendo que a nossa estada aqui no planeta Terra é tão rápida, que “quase não dá para sentir”, nos perdemos em meio às ilusões que maltrata o espírito e andamos por aí existindo, sem aprender a viver.
Aí, me lembro de Jesus:

- “Coitado! Não sabe que ainda hoje a morte vai pedir a sua alma”.

Mais ou menos isso.

As pessoas, não espiritualizadas, ou não devidamente espiritualizadas, têm um medo tremendo a morte. E o mais interessante é que ela acontece todos os dias. Quando nascemos, o corpo físico começa a morrer. Você está neste momento morrendo, eu estou morrendo, todos nos estamos morrendo. Estamos na contagem regressiva. Mas parece que o tema só nos impacta, e nos faz refletir por alguns momentos, quando ela atinge alguém de nossa relação. Quando isso acontece elevamos a cabeça ao alto, damos uma coçacinha e por alguns instantes nos ensimesmamos ,mas logo depois voltamos a existir de novo, sem procurar viver.

E a nossa vez? Fique triste não que ela chega já.

Essa noite tivemos a grata satisfação de ouvir Nonato de Patos palestrando no Centro Espírita Jesus de Nazareth. Uma lúcida fala sobre as crenças. É uma pena que tinham poucas pessoas. Os companheiros espíritas são como bodes, quando chove não saem de casa. Mas quem não foi perdeu e perdeu feio. Ele discorreu pontualmente sobre um texto do articulista espírita Carlos Romero, que sempre admirei por sua lucidez na escrita, quando escrevia grandes textos no Jornal estadual “A União”. Vamos a ele e reflitamos. Esse também é o meu credo

MEU CREDO ESPÍRITA:

Muitos estão rezando os seus credos, eu também vou rezar o meu. Ei-lo:

1. Creio num Deus único e eterno, inteligênciaı suprema do Universo, causa primária de todas as coisas. Num Deus imanente, presente em tudo.

2. Creio em Jesus, filho de Deus, o Espírito maisı perfeito que já apareceu aqui na Terra, pregando, ensinando e exemplificando a lição mais difícil de todos os tempos. A lição do "amai-vos uns aos outros”. Jesus, que não só ressuscitou, mas visitou em espírito os seus apóstolos, provando assim o intercâmbio entre o mundo visível e o mundo invisível. Jesus, que, no Monte Tabor, conversou com os espíritos de Moisés e Elias, mostrando dessa maneira que Deus não estabelece barreiras entre os chamados mortos e vivos.

3 Creio, portanto, que os espíritos existem, são imortais, e queı podem se comunicar com os homens. Creio na mediunidade, fenômeno que está na origem de todas as religiões.

4. Creio na evolução, processo libertadorı do espírito, muito bem expresso nestas palavras do escritor Léon Denis: " o espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, movimenta-se no animal e acorda no homem".

5. Creio na reencarnação, a lei das vidas sucessivas, inapelávelı e justa, sem a qual como explicar as desigualdades do mundo? Não creio, por conseguinte, que o espírito nasça por ocasião da concepção, e sim egresso de longa peregrinação anterior.

6 Creio na lei de causa e efeito, queı funciona automaticamente em todos os domínios da Natureza, fundada naquele preceito ensinado por Jesus: "a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória", ou, senão, "quem mata pela espada, pela espada perecerá".

7 Creio na caridade como meio de evolução do espírito e jamais numa féı sem obras, porque como pregou Tiago: "A fé sem obras é morta".

8 Creioı na influência constante dos espíritos em nossas vidas, sejam evoluídos ou não. Não acredito em demônios, como seres eternamente voltados para o mal, o que viria comprometer a bondade e justiças divinas.

9 Creio que o infernoı está dentro de nós, toda vez que sentimos o fogo do remorso ante às faltas cometidas.

10 Creio que o céu, assim como o inferno, é sobretudo umı estado d'alma. Não há maior paraíso do que uma consciência em paz.

ı Creio na pluralidade dos mundos habitados. Impossível que esse grãozinho, que se chama Terra, perdido na imensidade cósmica, seja o único habitado.

11 ı Creio numa religião que não se envergonhe de seu passado, que jamais tenha levado às fogueiras e às torturas aqueles que divergiram de seus dogmas: filósofos, cientistas, santos.

12 Creio numa religião que não imponhaı suas idéias aos seus adeptos. Nada do "crê ou morre".

13 Creio numaı religião que sabe dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, ensinando que nem só de pão vive o homem.

14 Creio numa religião queı prova a imortalidade da alma. Uma religião que ande de mãos dadas com a ciência.

15 Creio no espiritismo, doutrina codificada (e não fundada) por Allanı Kardec, a 3ª Revelação, Consolador Prometido por Jesus, que veio revelar novas verdades aos homens, verdades que antes não podiam ser suportadas.

16 ı Creio na vida terrena, com simples estágio no longo curso reencarnatório imposto pela evolução.

Amém.

Carlos Romero.

Paraíba.

Assim seja, digo eu.

Valeu Nonato!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
 

1 comentários:

Muito bom o Credo do professor.

Excelente reflexão.

Abraço a todos.

Merlânio Maia
Siga e divulgue meu Blog:
http://www.merlaniomaia.com/

Postar um comentário