quarta-feira, 6 de abril de 2011

LUZ. QUEREMOS LUZ!

 
Luz. Queremos Luz!
(Reynollds Augusto  http://www.reynollds.blogspot.com/)


A simbologia ainda representa uma das forças das nossas vidas e confesso a vocês que sempre fui arredio e até preconceituoso com os rituais, com os símbolos. Os símbolos não valem por si mesmo, mas podem facilitar a mudança do ser humano e conduzi-lo em direção da luz. Eles são espécie de muletas, que nos ajudam a caminhar mais equilibradamente. Tem gente que não consegue mudar, agir, viver, sem a ajuda dos símbolos. Os símbolos maçônicos, por exemplo, representam a energia do bem e da transformação dos seres humanos, permitindo que os seus associados, possam se melhorar cada vez mais, vivendo os preceitos maiores da justiça, igualdade, fraternidade, solidariedade, amor, equilíbrio. É um pouco parecido com a proposta da Doutrina Espírita que defende a transformação interior de seus adeptos. Não adianta apenas crer e sim ter fé. Crer é fácil, basta aderir a alguma proposta filosófica de vida. Ter fé é que faz a diferença, pois se faz necessário que você viva a proposta, no nosso caso, a de Jesus e é aí que o calo aperta, pois ainda somos hipócritas e a maioria ainda brinca de ser cristão e o que é pior, sem o cristo.

Isso me remonta ao maior espírito que já esteve aqui entre nos e que passou mais de dois mil anos, deixando o seu “perfume” no ar. É o ícone de muita gente, mas a sua vida representa apenas adorno social.

- hipócritas, até quando ainda estarei convosco. (Jesus)

A minha querida avó, Maria Perpétua, que já partiu para o mundo espiritual, como diz os meus nobres irmãos espírita ou para o oriente eterno, como afirmam os meus nobres irmãos maçons, sempre se conduziu aplicando os valores cristãos, se encantando com a ritualística católica. Devota de carteirinha se entristeceu quando soube que me tornaria espírita, porque pensava que o Espiritismo era coisa disso ou daquilo. Quando relembro dela, as lágrimas de saudades ainda marejam os olhos, farol da existência.

- Meu filho estou partindo e minha preocupação é com Maria José. Não confio em ninguém só em você. Sabes que ela é limitada e tenho medo que o mundo insano a devore. Ela logo-logo será sua responsabilidade. Promete? Fazia referia a minha tia, com limitação mental.

- Prometo.

E pouco tempo depois morreu

Maria José tornou-se a minha filha mais velha, por antecipação. A semana passada ela completou 59 nove anos e fomos, em família, almoçar fora. Foi uma festa!

Jesus já disse que “muitos olham, mas não vêem. Isso se chama imaturidade, atraso espiritual, próprio do nosso “planetinha”, que está na categoria de provas e expiações. Mas, também, nos informou que” nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá’. Isso é mais que uma frase de efeito , mas representa a força da evolução. Um dia todos nós, católicos, espíritas, evangélicos, maometanos, judeus, muçulmanos, ateus e etc., divisaremos a luz e deixaremos de crer, para ter fé. Teremos um só pastor, ou seja, defenderemos a verdade comum e a viveremos, pois religião é “coisa” de homem, religiosidade é vivencia da crença cristã. É deixarmos de ser hipócritas.

Vez por outra eu escuto, nas madrugadas do rádio, muitos pastores tentando levá-lo para a sua religião e tentam convencer os desavisados. Besteira, o mais importante é viver com religiosidade e até mesmo fora de qualquer religião institucionalizada. Essa ligação é interior e depende de consciência e ação. Há, até mesmo, aquelas que, em vez de fazer você se aproximar de Deus, por incrível que pareça, o distancia ainda mais.

Mas eu tenho uma vista privilegiada do nosso “Cristo Rei” e todos os dias ao acordar e ver o espetáculo do sol “subindo” preguiçoso, com aquela cor amarela se apurando cada vez mais, ao lado esquerdo, lá está ele. Com os braços aberto, acalentando a nossa querida terra Itaporanga. É um abraço forte de um símbolo encantador. A visão me faz elevar o pensamento ao alto e agradecer a Deus, o seu Pai, o nosso Pai, por nos permitir morar neste planeta que é um espetáculo, apesar de ser atrasado pelas formas psíquicas do egoísmo e do orgulho que ainda habitam nos seres humanos, apesar de ele estar agonizando com a destruição abusiva daquele que se diz o ser racional da criação.

Mas os refletores do Cristo ainda estão apagados, como está apagada a ação da administração, que parece estar inerte ao episodio tão triste. Ele que é o símbolo de nossa Itaporanga, e o fruto da articulação do grande Padre Zé. Ele que é o símbolo do amor e o veiculo de transformação para os despertos.

Luz! Queremos Luz.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

0 comentários:

Postar um comentário