domingo, 19 de fevereiro de 2012

Morre em Natal-RN Djanira Brasilino - Madre Irene, ex-diretora do Colégio Padre Diniz - Atualizado

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGJ5q7-WQD1FQIUHXC16rcqgecX-zLJeMDLEeaks0G2gjO71ShMD_owhDYzuWWUpVpBCvy818hgjJSlgoWVAX5WEAZwK2PewiJ5KYZPqkDGbiQTY1iwsa4GrWmBi6g-qmE8z3l6fsxoAE/s400/ns+do+carmo.jpg 

Morreu na manhã deste domingo, 19/02, na capital Potiguar, a itaporanguense, Djanira Brasilino, mais conhecida como Madre Irene, que na década de 70 foi diretora do Colégio Padre Diniz em nossa cidade.

Ela era filha de Cícero Brasilino de Sousa e Auta Ventura, Doutora em Ciências da Educação pela Universidadede de Paris e ex-Irmã Carmelita.

Os funerais serão na cidade de Natal onde a mesma residia e o enterro está previsto para as 21h00.

Seus parentes mais conhecidos na cidade de Itaporanga eram os irmãos Otávio, Valdomiro e Sebastião Brasilino (já falecidos). Era tia do diretor executivo do blog Portal do Vale, Paulo Rainério Brasilino. O único irmão vivo é Teodomiro Brasilino, residente em Campina Grande e a única irmã, também viva é Joana D'arck Brasilino Dantas que reside em Natal-RN.

Em Diamante, seus parentes eram Francisco Ventura (seu tio), que por sua vez é pai do presidente emérito da Rádio Diamante FM, Omar Ventura Pegado.


Pioneira do Movimento de Educadores Freinet do RN



A Professora Drª Djanira Brasilino de Souza, pioneira do Movimento de Educadores Freinet do Rio Grande do Norte é uma referência nessa área de estudo e atuação. Basta lembrar que trajetória dos freinetianos no Rio Grande do Norte inicia-se com o retorno ao Brasil e à UFRN, da professora Djanira Brasilino que fizera curso de doutoramento na Universidade de Paris VIII.



Em 1984, os seus alunos no Mestrado em Educação e no curso de Pedagogia, através de seminários deparavam-se com a pedagogia Freinet. Do contato na universidade para a prática nas escolas onde trabalhavam foi uma conseqüência natural. Plantava-se a semente, que por volta de 1988, começara a germinar através de um grupo de docentes da UFRN que passou a coordenar experiências em escolas públicas de Natal, contando com o auxílio direto dos alunos de graduação dos cursos de formação docente.



Com o incentivo e apoio da professoa Djanira Brasilino, foi fundada no ano de 1996, a Cooperativa de Professores do Rio Grande do Norte que no mesmo ano criou a sua escola e escolheu Freinet como patrono em homenagem ao ano do centenário do seu nascimento, por ser uma escola de uma cooperativa de professores, por Freinet defender a cooperação como um dos princípios da sua pedagogia e por ter centrado a sua maior experiência pedagógica na Escola Cooperativa de Vence, Sul da França. Daí foi um passo para a Escola escolher a pedagogia Freinet como norteadora da sua proposta pedagógica e para passar a fazer parte do então denominado Núcleo Freinet do RN.



A partir de junho do ano 2000 os educadores Freinet do Rio Grande do Norte juntaram-se a outros companheiros de outros Estados e fundaram a ABDEPP/Freinet.



A principal meta do Pólo do RN é colaborar para a consecução dos objetivos da ABDEPP/Freinet, fortalecendo o Movimento Freinet Brasileiro, bem como apoiar o ensino e a pesquisa relativos à proposta da pedagogia Freinet, incentivando a criação, em todo território nacional de Pólos para assegurar o intercâmbio permanente das idéias, das pesquisas e das experiências pedagógicas, tendo em vista uma educação centrada em valores democráticos e na dignidade humana.




"A implantação da Escola Freinet de Natal teve lugar no dia 30 de outubro de 1996. Foi uma das primeiras linhas de ação da Cooperativa de Professores do Rio Grande do Norte. O caminho norteador para criação da Escola deve-se a possibilidade de configurar-se uma escola diferente dos ensinamentos tradicionais, cuja pedagogia pudesse revolucionar o ensino, ou uma escola que oriente o aluno para o exercício pleno de sua cidadania, concretizando as suas ações no dia a dia da sala de aula. Para tanto, se escolheu a Pedagogia Freinet - que tem em mira a formação de um homem consciente e responsável capaz de agir e interagir, com consciência e responsabilidade no meio onde está inserido. Uma Escola que não normatiza, não classifica, não anula o aluno pelo fracasso, mas que toma o fracasso como ponto de partida para o sucesso. Uma Escola que no seu sistema de avaliação integra: aluno - professor e pais.



O tema da Escola Freinet é: Educação para o sucesso escolar". (Professora Doutora Djanira Brasilino de Souza).


Radio Diamante FM com Portal do Vale


portaldovale.net

3 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Ao contrário do que vocês afirmam, Tia Djanira tem DOIS irmãos VIVOS, Tio Teodomiro Brasilino que mora em Campina Grande, e minha mãe Joana D'arc que mora em Natal. Minha mãe foi a irmã mais presente na vida de minha tia Djanira, que inclusive, cuidou e acompanhou a doença dela por 2 anos em Natal.
Outro erro que deveria ser corrigido no texto, é sobre a formação profissional. Ela é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, e não em filosofia como afirma o texto. Assim como, minha mãe, que tem a mesma formação profissional.
Gostaria que corrigissem as informações.

Obrigada

Silvana Dantas (Sobrinha de Djanira)
JORNALISTA

Cara Silvana, uma informação: algum de seus tios foi advogado ou desembargador ligado ao TJRN? Um compositor do Recife fez uma canção com letra de "um advogado do TJRN irmão de uma ex-diretora da EMUFRN", mas ele não soube precisar o nome do letrista..

Postar um comentário