terça-feira, 29 de maio de 2012

CASAMENTO DE VÉI

CASAMENTO DE VÉI
Poeta J. Sousa
 
O povo diz umas coisa
Mas num ví, num acredito
Mas essa que eu conto é certo
Um casamento bonito
Do viúvo e da viúva
Bodoquinha Papa Uva
Com Tributino Sibito.

O véi de oitenta anos
Lascado por um amô
A véia setenta e nove
Virada num esopô
Os dois atras de esquentá
Cumeçaro a namorá
Pruque um doido ajeitô.

Toda noite namorava
Os dois morreno de ri
Dizendo umas coisa feia
Que ninguém podia ouvir
Começaro no natá
E trataro pra casar
No dia três de abri

Tributino deu um lindo
Sutiã a Bodoquinha
Quando a véia foi visti
Nem deu certo, coitadinha!
De raiva quage se lasca
Que o sutiã tinha a casca
Mais o miolo nun tinha.

Tributino viu na véia
Uma sunga de pano azu
olhou o lado da frente,
Reparou o mucumbu
E dixe pra sunga dela:
"Eu nun quero tu sem ela
Eu quero é ela sem tu".

No dia três de abri
Veio o tocador Zé Bento
Mataro trinta preá,
Selaro vinte jumento
Tributino e Bodoquinha
Sairo de menhãsinha
Pra fazer o casamento.

O véi saiu da igreja
Foi se esconder na cidade
Mandaro chamar correndo
Naque portunidade
O veião chegou de xoto
Inda deu dezoito arroto
Que quase embebeda o pade.

O pade aí preguntou:
"Seu Tributino, o que Pensa,
Quer receber Bodoquinha
Cuma esposa pela crença"?
Tributino dixe: "Aceito
Tô tão vexado dum jeito
Chega Tô sem paciênça."

Preguntou a Bodoquinha:
"Também aceita, esclareça"
Bodoquinha responde
Embalançando a cabeça:
"Aceito de coração
Tô com tanta precisão
Tumara que já anoiteça"!

Casaro e foro pra casa
Cumero de fazer medo
Cichicharo duas hora
Uns assunto duns segredo
Bodoquinha dixe: "agora,
Meus pessuá, vão embora
Mode nós drumi mais cedo.

O véio com um pinjama
Ficou ver uma raposa
A véia de camisola
Dixe: Ói aqui sua esposa
Cuma é, vai ou num vai?
O véi dixe: "Ai, ai ai,
Já tá me dando umas coisa.!

A véia dixe: "Me arroche
Cuma se novo nós fosse"
O véio dixe: "Ê, minha véia
Acabou-se o que era doce"
A véia dixe: "É asim?
Apois então deu certim
Que aqui também apagou-se."

Inda tomaro uns reméido
Mas não deu jeito ao inguiço
De noite a véia dizia:
"Mas meu véi, que diabo é isso?
Nós dois já demo na lama
Vamos vendê essa cama
Nós num pricisa mais disso."

Bodoquinha dixe: "É triste
Casar sem findar o sarro,
Eu já bati o motor,
Meu véi estrupou o carro.
Ê, meu véo Tributino
Nós dpois só tem um menino
Se a gente fizer de barro."

O véi alisou a véia
Do pé inté o juízo
E dizia "Só faz pena
Perder uns quartim tão liso
Alisou a barriguinha
E dixe: "Adeus Bodoquinha
Inté dia de juízo.!

Áudio do Poema:



Este poema é de autoria
do poeta Louro Branco
interpretado por J. Sousa

0 comentários:

Postar um comentário