quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curralvelhenses vão às ruas de Itaporanga em busca de justiça pela morte de Damião Freitas de Lacerda morto por engano


Em contato com nossa redação, a senhora Maria das Graças, natural de Curral Velho, Sertão da Paraíba, disse que são inúmeras as pessoas que irão estar na manhã desta quinta-feira (31), na cidade de Itaporanga. O intuito dos curralvelhenses será a realização de um grande movimento em busca de justiça, já que hoje será realizado o julgamento de José Olavo Virgolino, acusado de ter matado Damião por engano.

Relembre o caso:

CRÕNICA EM HOMENAGEM A DAMIÃO FREIRES DE LACERDA FEITA PELA SUA EX-PROFESSORA DE PORTUGUÊS.

"As pessoas boas não morrem,ficam encantadas", disse Guimarães Rosa. É assim,encantado,que te veremos de agora em diante, Damião; encantado em nossos corações..Teus gestos e teu sorriso estão registrados em cada lembrança : de tua família que te tinha como forteleza, dos teus amigos que te viam como um exemplo a ser seguido, de teus colegas de trabalho que tanto te respeitam e te admiram, de cada mãe do Bolsa família que confiava plenamente em tua palavra; e em cada coração, que hoje chora inconformado com a tua partida,meu amigo. Mas nosso choro é uma mistura complexa de pranto e riso, pois sabemos que uma pessoa de interior tão puro, iluminou o céu e que os anjos fizeram festas para te receber.

Em meia a essa dor indescritível vem a lembrança forte do jovem e grande homem que foi você: como aluno, presenciei exemplo de esforço, compromisso e muita vontade de crescer, tornando-se assim um autodidata, pois nunca abandonava os livros. Podíamos comprovar isso nas muitas vezes em que obtiveste resultados positivos em concurso públicos como o da Marinha Brasileira o qual não assumiu para não deixar sua irmã sozinha como tinhas prometido a tua mãe no leito de morte dela; como o dos Correios e o da Cagepa nos quais ficaste entre os aprovados, O da Prefeitura de Curral Velho onde exerceste com muita eficiência a tua função e o da Prefeitura de Ibiara cujo resultado saiu e foste convocado após ter sido morto injustamente; como cidadão um raro caráter e uma civilidade incomparável; como colega de trabalho responsabilidade, honestidade, dedicação, tolerância e disponibilidade sempre para ajudar áqueles que de ti precisávamos.

Seu bom humor e alegria constantes, Damião, sempre foram muito intensos em todos os momentos e você soube deixar entre nós a marca de uma personalidade ímpar, inesquecível. Serás lembrado por cada um de Curral Velho porque soube ser amigo de todos, desde as crianças até os idosos. A alegria de viver, foi sua maior lição deixada aqui em nosso meio. Pois nunca presenciei um momento de mau humor em seu rosto.

Sua religião era sua Bíblia, mas tinha um temor a DEUS que na prática da palavra jamais o vimos desviar-se.

Um dia, na sala de aula, observando o seu entusiasmo na defesa de um trabalho falei: Você é uma flor que nasceu no asfalto, Damião. E você me fez explicar minuciosamente o sentido daquela frase. Quando surgiam os obstáculos sempre repetia: "sentimentos negativos não elevam ninguém e a vingança não é ação permitida por DEUS ". Eu apenas respondia: Acho que nem Freud explicaria você, companheiro. Assim era como Damião tratava a todos os colegas: companheiro. Um dia te ajudei a entender a Língua portuguesa, mas você muitas vezes me fez entender a vida.

Damião, siga em paz, continua segurando a mão de DEUS! Seja no céu acolhido pelo Pai que você tanto respeitou na Terra. Ele talves tenha decidído que sua missão aqui já foi cumprida. Mas leva a certeza: seu exemplo está eternizado em nossos corações.

A amiga,colega de trabalho e professora e todos os colegas da Prefeitura.
DiamanteOnline

0 comentários:

Postar um comentário