OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DE ITAPORANGA E DO MUNDO - PARTE XI.
A. Walter Rodrigues Viana
Nunca me canso de focar as grandes figuras que contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento de minha pequenina Itaporanga, não faço como os gansos beneméritos ou não, que gritam e nunca fazem nada pela terra mãe.
Era uma tarde nublada, nos idos anos de 1967, quando adentrei no prédio, de propriedade do Sr. Emídio Alves, onde funcionava a agência do Banco do Nordeste e tomei conhecimento formal de minha aprovação em concurso público, promovido por aquela entidade de desenvolvimento.
Até então não sabia que o senhor Walter, filho da terra, era um dos administradores da agência, e na época ocupava a função de Chefe de Setor de Serviços.
Homem simples, dirigiu-me os parabéns pela vitória incontestável que havia obtido com a aprovação, desejou-me muitas felicidades na nova carreira de Funcionário de um Banco Federal e me deu posse.
Já conhecia o Walter de vista, quando jogava voleibol num campo improvisado que existia na Rua Pedro Américo e na qual vieram a habitar pessoas muito importantes do lugar e para o lugar, como foram os senhores Isaías Cordeiro e Manoel Moreira, o primeiro grande comerciante de fumo, o segundo como comprador de algodão, ambos chefes de famílias do lugarejo, que seria grande como hoje o é.
O Walter era o filho mais velho do casal D. Lourdes/ Sebastião Rodrigues, que instituíra outros filhos, tais como Dr. Ary Rodrigues, Dr. Arivan Rodrigues, Dr. Ivan Rodrigues e D. Terezinha Rodrigues, mulher bela de fazer inveja a qualquer um e que deixara muitos sofrendo de paixão, casando-se posteriormente com Dr. Euclides, Promotor de Justiça.
O senhor Sebastião Rodrigues veio a ser político na cidade de Itaporanga, era de estatura avantajada como Walter e bom de trato, de maneira que veio a ocupar a nobre função pública de Prefeito do Município de Itaporanga e o Walter de Gerente tanto na agência de Itaporanga quanto noutras, chegando a ser Presidente do Paraiban.
Cada um desses homens, em seu tempo, tiveram papel importante no desenvolvimento de nossa terra.
B. Nelson Mandela, o guerreiro da paz.
Em minha adolescência já ouvia muito falar sobre o grande benfeitor da humanidade, líder indelével sul-africano, que mudou desta para outra vida aos 95 anos, resistindo à tentação de se perpetuar no poder “e deixando um legado político de conciliador e de grande homem do século XX” (veja nº.2351, ano 46 de 11/12/2013).
A África do Sul é um país eminentemente de pessoas da raça negra e Mandela fora o líder de seu povo quando um simples advogado, na época do Apartheid, sacrificando sua família e a si, quando fora injustamente condenado a prisão por 27 anos.
O conciliador sobrepujou-se internacionalmente, posto que saíra da prisão para a Presidência do seu país, no qual levou a paz, demonstrando uma humildade ímpar ao transigir com uma minoria branca, quando certa a vitória do seu povo, maioria negra, estrepitosa.
O que Deus dera a Mandela ele soubera de forma cristalina, multiplicar em várias vezes e hoje na verdade é como o disse a Revista Veja, O Guerreiro da Paz, vindo a receber prêmios até da ONU, que assim entendeu.
Um cidadão do Mundo.
Numa palavra, um grande cidadão do mundo.
Um senhor ainda hoje veio a me preguntar quem tinha sido “esse tal de Mandela”, se era um cantor de reggae. Eis aqui minha resposta, amigo.
Campina Grande, 09 de Dezembro de 2013.
0 comentários:
Postar um comentário