terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O MEU IRMÃO OSMANDO PORCINO

O Meu Irmão Osmando Porcino
(Reynollds Augusto)


Aprendi que quem não se movimenta morre mais cedo e apesar de ter certeza absoluta que a vida continua após a morte do corpo físico, é de bom tom que nos esforcemos o máximo possível para permanecermos mais tempo por aqui. Quanto mais aproveitar essa experiência, na carne, mais evoluídos ficaremos e voltaremos com a sensação de missão cumprida.

Eu procuro ser disciplinado e evitar voltar antes do tempo. Sim, porque essa estória de dizer que “só se morre no dia”, é balela. Você pode voltar antes ,quando elege para si certas bobagens, como álcool, drogas, noites e noites sem dormir, nessas festas da ilusão, comida demais e sem necessidade; tudo isso desgasta a energia vital da máquina, que é o corpo, e que está sendo estragada com bobagens.

Mas eu mudei o meu horário de caminhada  e estou esticando o esqueleto à noite, no iniciozinho e antes do jantar; numa caminhada urbana que está sendo satisfatória. Além de ser mais frio, de quebra, revejo pessoas e amigos sentados nas calçadas e em algumas vezes damos uma pequena paradinha para cumprimentá-los.

Essa noite eu tive a feliz surpresa de rever o meu grande amigo, professor e estudioso do Espiritismo OSMANDO PORCINO. Osmando faz mais ou menos uns catorze anos que foi morar em João Pessoa, para dar estudo aos seus quatro filhos.  Lembro-me bem que, à época, quando ele decidiu se mudar para Capital, nós ficamos meio que entristecido, uma vez que ele era mais uma força para divulgar essa Doutrina de Amor, que é Jesus de volta, em uma sociedade que estava muito presa ao preconceito e ignorante das coisas espirituais. Ser espírita àquela época em Itaporanga era difícil, mas nós sabíamos que era preciso que o Osmando e a sua família realmente fossem ao seu destino escolhido. Hoje, graças a Deus, não precisamos disso. O seu irmão, PAULO PORCINO, me revelou que ele lhe tinha confidenciado que pretende retornar logo-logo para a Rainha do vale, depois que os meninos estivessem encaminhados.

O bom filho à casa torna e vamos continuar juntos, a levar ao alto essa bandeira do equilíbrio que reforça as nossas vidas.

Mas conversamos muito e relembramos episódios bonitos de nossas vidas quando “estagiávamos” no Centro Espírita Missionários da Luz, que se localizava onde está hoje o Prédio do Ministério Público. Falamos dos males que o açúcar e a comida industrializada produzem em nossos organismos e que estão gerando câncer de toda sorte. Falamos dos meninos, hoje, agora, rapazes, e que já estão sendo encaminhados, para que ele retorne à Rainha do Vale. Lembrei que Dorinha, a sua esposa, que tinha um projeto para adotar uma garotinha, pois se sentia só no meio de “cinco machos”, mas o projeto não deu certo.

Um belo bate papo que empacou por alguns minutos a minha caminha, mas que logo após seguiu o seu ritmo normal e continuei apreciando a vida noturna de Itaporanga, com garotos brincando, mães "brigando" com a garotada, uma lua no alto que é um espetáculo e uma satisfação interior que energiza a vida. É como diz o poeta “ Não já ó gente ó não, luar como este do sertão”

Eu sempre admirei Osmando por sua coerência e lógica de argumentação. Ele sempre foi um estudioso do Espiritismo e, como eu era principiante, aprendi muito consigo os princípios basilares dessa Doutrina de Amor. Acho que esse comportamento além de ser uma conquista do Espírito Imortal é também influenciado pela genética, pois o Paulo Porcino, seu irmão, tem o mesmo temperamento.

Todos nós de Itaporanga conhecíamos o Fernão Dias, esposo da grande Maria, semeadores do Espiritismo em nossa terra, que partiram para a pátria espiritual, deixando aquele rastro de saudades. Ele era historiador, filosofo, artista, astrônomo, geógrafo e tudo mais e desenhava obras de arte que qualquer Picasso ficaria admirado se pudesse vê-las.  Eram quadros que pereciam vivos, tal o grau e riqueza dos detalhes. Seu Fernão, na intimidade, era um a pessoa alegre, portadora de um humor agradável e muito brincalhão e aquela face sisuda refletia não refletia a sua real condição.

Outro dia ele disse:

- Reynollds, você sabia que os filhos do nosso irmão Osmando não o conhece?

-?

- Explico: É que ele nunca raspou aquela barba volumosa que possui, então eles não sabem quem é o Pai.

Risos....

Osmando parece o mesmo. O homem nos dá a impressão que tomou “ chá de formol” e não envelhece. Isso é o resultado de uma família equilibrada

Osmando estamos lhe esperando...

Movimente-se, meu amigo e caminhe muito.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA. 

3 comentários:

reynollds gostei muito destes cometarios, poxa vida saber que o senhor osmando,dorinha,osmandinho,osnir oziel e otom estao todos bem,pois minha infançia na antiga marques do herval foi com os mesmos...

Meu caro amigo e vizinho de infância na Pedro Américo Reynollds Augusto, venho parabenizá-lo por lembrar sempre dos nossos valores que nos foram ensinados pelos nossos pais em nossa infância, bem como agradecê-lo por lembrar de pessoas importantes do nosso ciclo de amizade, como o nosso amigo Osmando Porcino, irmão de outro grande amigo que é o Paulo Porcino e esposo da minha querida professora Dorinha, que tenho grande admiração e saudades daquele tempo que as professoras ou os professores ensinavam com amor e preocupação com seus trabalhoso, mas dedicados, alunos.

Pensei nisso e pensei assim que li sua matéria, ou seja, agora.

Abraços fraternos para você e toda família.

Meu caro amigo e vizinho de infância na Pedro Américo Reynollds Augusto, venho parabenizá-lo por lembrar sempre dos nossos valores que nos foram ensinados pelos nossos pais em nossa infância, bem como agradecê-lo por lembrar de pessoas importantes do nosso ciclo de amizade, como o nosso amigo Osmando Porcino, irmão de outro grande amigo que é o Paulo Porcino e esposo da minha querida professora Dorinha, que tenho grande admiração e saudades daquele tempo que as professoras ou os professores ensinavam com amor e preocupação com seus trabalhoso, mas dedicados, alunos.

Pensei nisso e pensei assim que li sua matéria, ou seja, agora.

Abraços fraternos para você e toda família.

Postar um comentário