Parabéns “VANDO DE DEDÉ”
(Reynollds Augusto)
Quem está comemorando os seus oitenta anos de vida, neste domingo dia 19 de fevereiro, na CASA GRACEJOS RECEPÇÕES, de João Pessoa, é o conhecido VANDUIR SOARES DE ARAÚJO, filho do não menos conhecido DEDÉ DO CANTINHO.
Itaporanga sabe quem é “VANDO DE DEDÉ”.
Eu sempre admirei “TI VANDO” por seu comportamento centrado e pelo amor visível demonstrado aos seus filhos. Pai prestimoso, esposo responsável, sempre fazendo de tudo para a felicidade de sua prole e cidadão compromissado que sempre amou a sua terra como ninguém. Chegou a ser vice-prefeito de Itaporanga e na ocasião assumiu, em alguns momentos, os destinos da nossa terra tão amada.
Quando eu era garoto gostava de, pelas manhãs, visitar a casa de Tio Vando para tomar o gostoso “café com leite” da minha saudosa avó Donária Cabral. Pense em um café com leite gostoso!
A família vivia sempre em clima de harmonia e felicidade, pelo equilíbrio das relações e o cenário demonstrava a certeza de que os componentes do grupo familiar entendiam a importância do que é ser “família, de verdade.
Sempre foram manhãs alegres que compartilhei com todos do grupo familiar, nas presenças de “Ti Vando”, Tia Zélia, Vânia, Vilânia e o grande, grande “Vandim”, naquelas manhãs em que passava por lá. Sempre foi satisfatório conviver com todos e é por isso que tenho saudades daqueles momentos, que não voltam mais.
O tempo, segundo Einstein, é uma grande mentira e, em sua tese, ele não existe. Só existe a eternidade que sempre é. O tempo é convenção humana que delimita os nossos passos e as nossas ações e que faz da vida um sonho, que escapa pelas mãos. Daqui a pouco a nossa vida física se acaba e passa logo, que se não tivermos a concepção espiritual da existência, provoca um medo danado. E para aqueles que só vivem em busca do “Ter”, elegendo tão somente os valores da matéria, o sofrimento é maior.
Tem muita gente que acumula o que vai ficar e esquece-se de “investir” no que nunca se acaba como o sentimento, o conhecimento, o amor ao próximo, que seguem com você ao despedir-se do corpo físico, o promotor da ilusão e das sensações.
Pode ter certeza que ao nos defrontarmos com a realidade da vida, que fica empanada quando estamos encarnados, ou “vivos”, como dizem alguns; o choque é tenebroso. Oitenta anos, cem anos, chega logo e para alguns irresponsáveis do caminho, ele sequer chegará devido o desgaste da energia vital que se acaba sempre com os estouvamentos e pelos riscos insensatos que se submetem, sem necessidade, ocasionando o desencarne mais cedo.
Esse negócio de dizer que só se morre no dia é balela. O desgaste chega pelo consumo exagerado do álcool, pelas comidas em excesso,pelas noites e noites sem dormir, na ilusão que estão “aproveitando” a vida. Todos esses são mecanismos de fuga da nossa realidade maior. O desconhecimento desses preceitos milenares tem levado muita gente à depressão sem limites, pois quanto mais possuímos coisas, mas nos afastamos dos nossos propósitos maiores e somos ludibriados pelo brilho do ouro que ofusca os olhos, nos desviando do brilho da alma que são as construções interiores que permanecem.
Mas, voltando ao tema, será uma festa de reencontro de amigos e familiares. Estou me penitenciando por não poder estar presente à comemoração do aniversário de um homem de bem, que sempre cumpriu o seu papel de Pai, irmão, tio, político, comerciante, amigo e todos esses valores que identificam o nosso verdadeiro estado de felicidade.
Fico a imaginar o quão bela será esse reencontro de afins e quanto as suas presenças irão contribuir para o Instituto de Padre Zé, de João Pessoa. Sim! Pois, os presentes não vão para o aniversariante e sim para uma obra de caridade. Lençóis, alimentação... ISSO É QUE É FESTA! A nossa alegria fazendo a alegria dos que necessitam mais do que nós. A retribuição a Deus, que se satisfaz quando ajudamos o nosso próximo e não quando estamos apenas nas igrejas da vida com blás, blás, blás intermináveis e não produtivos, procurando satisfazer os nossos interesses de fundo egóicos.
PARABENS TIO VANDO pelos seus 80 anos, com jeito de quarenta. Pela sua lucidez, pela sua garra e por ter uma família tão linda.
Parabéns pela vida digna que sempre teve e por ter passado esses valores a todos os filhos que te amam, de verdade
Muita paz nesse dia e sempre
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
0 comentários:
Postar um comentário