Parabéns VANDUIR SOARES DE ARAUJO -' Vando de Dedé"
( Titico Pedro)
Oportuno registro que o escriba Reynollds Augusto faz da festiva data de aniversário do nosso VANDO DE DEDÉ.
Quem, em Itaporanga, até meados do século pretérito, não partilhou do nosso DEDÉ MADEIRO –DEDÉ DO CANTINHO?. Pois bem! Dedé do Cantinho dominou e alegrou as noites juninas com o seu ‘fole de 8 baixos’ levando seus acordes por toda a redondeza de Itaporanga, seus 6 distritos de então, e outros tantos do vale do Piancó, transferindo o seu legado aos irmãos quase siameses BIU e VANDO DE DEDÉ. Essa dupla teve uma participação mais contagiante nas festas que aconteciam tanto na cidade como nos sítios. A festa que atraia maior multidão de pessoas só podia ser aquela em que Biu e Vando estariam ‘tocando’.
Guardando as proporções a dupla siamesa se equipa hoje as mais tradicionais bandas de forró da atualidade, a exemplo do clã-brasil que tem a frente o sobrinho de Biu e Vando o nosso Zé Badu e suas filhas, bisnetas de Dedé. Só estudando a Doutrina Espírita para compreender essa cadeia de talentosos da música nordestina, numa mesma família.
O aniversaiante de hoje, conforme afirmou o nosso Reynolds, foi companheiro da chapa vitoriosa WILL / VANDO, que administrou Itaporanga entre JAN-1989 /JAN1993, período em que Vando assumiu a titularidade por alguns períodos o que lhe muito bem a honrosa patente de ex-PREFEITO DE ITAPORANGA o que só vem a abrilhantar a galeria dos que já passaram pela administração do nosso progressista município.
Uma proeza da família VANDO DE DEDÉ, nunca se registrou uma só querela na tradicional família de VANDO DE DEDÉ. Há mais de 40 anos transitando pelo Forum de Itaporanga, desconheço meu caro Reynollds, haver avistado os irmãos siameses transitando pela CASA DA JUSTIÇA ainda que para testemunhar algum fato de que tenha tomado conhecimento. É, como bem afirmou o nosso escriba neto de TOINHO AUGUSTO, o octogenário VANDO DE DEDÉ é, de fato, um verdadeiro HOMEM DE BEM que plantou boas sementes ao lado da sua amada ZÉLIA.
Pode-se, sim, considerar o nosso VANDO um HOMEM DE BEM até na interpretação dos venerandos que responderam às questões do codificador ALLAN KARDEC, entre elas, que o HOMEM DE BEM é aquele que cumpre a lei de AMOR, JUSTIÇA E CARIDADE. Essa sua resolução de doar ao conceituado HOSPITAL PADRE ZÉ toda e qualquer presente que os amigos e familiares vierem a lhe ofertar neste GRANDE DIA DE HISTÓRIA, DE 80 ANOS DE VIDA DO NOSSO VANDO DE DEDÉ.
Obrigado oh! Deus, pela oportunidade de habitar esse mundo dos mortais, na sadia convivência com o VANDO DE DEDÉ.
Parabéns, Reynollds por nos trazer essa briosa mensagem ao nosso Vando de Dedé.
0 comentários:
Postar um comentário