
Uma equipe técnica do Setor de Economia e Fomentos da PBTur e da Secretaria Executiva de Turismo, seguindo a orientação do Ministério do Turismo (MTur) está em Piancó para discutir uma nova roteirização dos destinos turísticos brasileiros. De acordo com o diretor de Economia e Fomento da PBTur, Francisco Linhares, essa ação visa categorizar os destinos para viabilizar a liberação de recursos a serem destinados a projetos estruturantes nas cidades.
A equipe técnica da PBTur discutiu os mecanismos de instalação do ‘Fórum Turístico’ na região. Esse fórum, segundo Linhares, já existe, e foi homologado durante o encontro. A partir da instalação desse fórum, a região turística passa a discutir de forma unificada uma política de turismo que seja desenvolvida de forma legal e uniforme. “Iremos apresentar as nova diretrizes de regionalização do Ministério do Turismo”, afirmou Linhares.
Gastos – A nova estratégia do Ministério do Turismo (MTur) é corrigir uma série de distorções que vinham sendo praticadas na política de desenvolvimento do turismo nos municípios. Uma delas diz respeito aos gastos do ministério com projetos em cidades que não têm quase nenhuma infraestrutura turística, mas que eram beneficiadas com recursos federais por conta de interferência política. A partir da legalização dos fóruns representativos o envio dos projetos e a liberação de recursos ficarão mais transparentes.
De acordo com Phillippe Fauguet Figueiredo, coordenador de Regionalização do Ministério do Turismo, a instalação dos fóruns turísticos nos municípios também criará a figura dos interlocutores municipais e regionais, que passarão a discutir ainda em suas localidades o que será melhor para todos, setores público e privado. Na opinião do executivo, o programa de regionalização do turismo, criado em 2011, tinha pilares muito fortes e novos roteiros, mas faltou gente na ponta. “É preciso ter remédio certo para cada doente”, enfatizou.
BlogdePianco com PbTur
0 comentários:
Postar um comentário