quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Câmara do Centenário de Itaporanga


No dia 30 de novembro de 1963, tomaram posse, os vereadores eleitos, nas eleições de 11 de agosto deste ano, para a que compreende os anos de 1964/68: JOÃO INÁCIO DE ARAÚJO NEVES, FRANCISCO ASSIS FIRMINO, JOSÉ ZÚ DE FIGUEIRÊDO, VALDOMIRO ARAÚJO LIMA, JOSÉ MANOEL DE SOUSA, PETRONILO EPAMINONDAS DE SOUSA, EDVAL FIGUEIFRÊDO DA SILVA, FELINTO SATURNINO DA SILVA e ADEMAR SOARES (Ademar Barbeiro), tendo, como Presidente da Câmara, o Vereador Valdomiro Araújo Lima. Para prefeito, evice foram eleitos SINVAL MENDONÇA PINTO e PAULO COSTA LIMA 

Na sessão de posse dos vereadores, no dia: 1°, de dezembro de 1963, o presidente eleito, Valdomiro Araújo Lima, leu uma "moção de condolências" à viúva Jacqueline Kennedy, pela morte de seu marido, o Presidente Kennedy, mandando que fosse observado um minuto de silêncio em sua homenagem, Vejam que os nossos vereadores viviam em dia com as notícias do mundo! 

No dia 02 de abril de 1964, numa sessão extraordinária, o vereador Felinto Saturnino da Silva (Quinzim) apresentou uma "moção de confiança e solidariedade" às Forças Armadas, especialmente, aos generais Olímpio Mourão Filho, Humberto de Alencar Castelo Branco, Amauri Kruel, Pena Bôtto, Justino Alves e aos governadores Carlos Lacerda (Guanabara), José Magalhães Pinto (Minas Gerais), Ademar de Barros (São Paulo), Ildo Menegheti (R.G.do Sul) e Ney Braga (Paraná), pela vitória do dia "31 de março de 1964", que deteve a subversão comunista, desencadeada, pelo Ex-Presidente João Goulart. 

Consta, nos anais da câmara, que o entusiasmo dos vereadores era tão grande que, na sessão, eles gritavam: "viva a liberdade, viva a democracia". Consta, também, que, depois da sessão, o presidente, Valdomiro Araújo, convidou todos os Vereadores para um coquetel (Cocktail), na sorveteria Taça de Ouro, onde comemoraram festivamente, a vitória da Revolução. 

Posso, até, estar enganado, mas acredito que a câmara municipal de Itaporanga tenha sido a única do Brasil a comemorar efusivamente, a "Revolução de 31 de Março de 64", Revoução, que prendeu e tirou do nosso país muitos brasileiros, dentre os quais, o jornalista Paulo Conserva, um dos mais ilustres e inteligentes itaporanguenses, embora injustiçado e não reconhecido.

No dia 18 de maio de 1964, a câmara aprovou a venda de um motor com gerador de energia e a compra de um transformador de grande potência para a iluminação da cidade. No dia 24 de junho desse mesmo ano, o vereador Petronilo Epaminondas de Sousa afastou-se do cargo, assumindo o seu lugar, o suplente DJACIR SINFRÔNIO. 

Na sessão do dia 02 de setembro de 1965, o vereador ADEMAR SOARES apresentou o Projeto de Lei n°. 41/65, autorizando o prefeito a conceder à firma comercial M.S.Arruda Bandeira Cia, a isenção completa de impostos e taxas municipais, inclusive, de energia elétrica, pelo prazo de dez anos, para a instalação e funcionamento de uma Fábrica de fubá de milho, macarrão, colorau, torrefação de café e sal. Na sessão do dia 18 de fevereiro de 1966, o mesmo vereador registrou sua insatisfação pelo não pagamento dos jetons aos vereadores, que, segundo ele, já somavam uma quantia de quarenta e oito mil cruzeiros, correspondente a 16 (dezesseis) sessões, não pagas, pelo prefeito. 

O vereador DJACIR SINFRÔNIO DA SILVA apresentou, na sessão do dia, 06 de janeiro de 1966, Projeto de Lei, concedendo o título de "Cidadão Itaporanguense" ao Sr. 
Valdomiro Bandeira de Sousa. Na sessão do dia 14 de maio de 1966, sugeriu que os trabalhos de obras contra a seca fossem fazendo estradas de Itaporanga a São José de Caiana e Bonito de Santa Fé. 

Também, foi do Vereador Djacir Sinfrônio a iniciativa de propor a criação de "jetons", no valor de Cr$ 3.000,00 (três mil cruzeiros), por cada sessão, para cada vereador. Essa proposição foi aprovada, pela câmara, na sessão do dia 04 de maio de 1965. 

O vereador JOÃO INÁCIO DE ARAÚJO NEVES, na sessão do dia 28 de fevereiro de 1966, apresentou o Projeto de Lei nº.. 6/66, concedendo o título de "Cidadão Itaporanguense" ao Sr. Femão Dias Sá, pelos serviços, prestados, como Agente do IBGE, em Itaporanga. 

O Vereador JOSÉ MANOEL DE SOUSA, conhecido por Zé Vigó, na sessão do dia 30 de setembro de 1966, apresentou e a câmara aprovou o Projeto de Lei n°. 12/66, dando o nome de Rosendo Araújo Madeiro a uma das ruas de nossa cidade. 

Na sessão do dia: 16 de outubro de 1966, o Prefeito Sinval Mendonça trouxe, para votação da câmara, um Contrato e o Projeto de Lei n°. 15/66, autorizando o chefe do executivo municipal a contratar os serviços de água e esgoto da C.A.E.N.E.(Companhia de Água e Esgoto do Nordeste), por um período de trinta anos. Na reunião do dia 12 de junho de 1968, o prefeito mandou, para a câmara, Projeto de Lei, criando uma verba extraordinária de quatrocentos cruzeiros novos, para as despesas com a inauguração do Hospital Regional, que se realizaria no dia 23 de junho desse mesmo ano. 
Com Demir Cabral

0 comentários:

Postar um comentário