quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Serra Grande completa 51 anos nesta quinta-feira com muitos problemas a resolver

Um aniversário  entre festa e desafios


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Serra Grande (foto) está completando 51 anos de emancipação política nesta quinta-feira, 13. O município, que pertence à microrregião de Itaporanga, tem 2.994 habitantes, segundo estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para este ano. Um povo que vive numa cidade pequena de 83,473 km2 de área e cheia de desafios.

Um desses problemas já está em caminho de solução: é a tão esperada pavimentação asfáltica da estrada que liga o município a Itaporanga, passando por São José de Caiana. A obra, feita pelo Governo do Estado e programada para ser inaugurada no próximo ano, deverá tirar do isolamento a população local e aumentar o intercâmbio comercial com outros municípios regionais.

Se a estrada é importante, há outros caminhos a pavimentar, especialmente na educação: o município tem um dos maiores índices de analfabetismo do Vale. Segundo o Censo de 2010, mais de 30,8% dos serra-grandenses, de 15 anos ou mais de idade, são analfabetos. De um universo de 2.197 habitantes (que estão dentro da faixa etária citada), 677 pessoas não sabem ler nem escrever, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Outro problema de Serra Grande é o saneamento básico. O censo revelou que das 404 residências particulares do município que tem banheiro ou sanitário, cuja renda da casa era de R$ 141,00 per capita, apenas 216 (53,4%) possuem rede de esgoto pluvial ou fossa séptica. Um agravante a mais para a proliferação de doenças e a mortandade infantil.

A renda do município vem, basicamente, da aposentadoria dos idosos e dos programas sociais do Governo Federal. Também participa ativamente da economia do município o dinheiro originário do trabalho de muitos agricultores locais que, anualmente, se deslocam para o corte de cana no sudeste do país na falta de oportunidades na zona rural, cuja população vem diminuindo consideravelmente nos últimos anos.

Oligarquia - Serra Grande é governada por João Bosco (DEM), que está concluindo o seu segundo mandato consecutivo. Ele faz parte de um grupo familiar e político que comanda o município há mais de 25 anos, liderado pelo ex-prefeito Vidal Antônio. A partir de 1º de janeiro de 2013, mais um membro do clã estará iniciando sua trajetória governamental à frente do município: Jairo Halley (PSB) foi eleito no último pleito de outubro e confirmou a hegemonia dos Vidal.

Festa em praça pública – Problemas à parte, o município comemora seu 51º aniversário desde ontem com festa em praça pública. Na noite dessa quarta, se apresentaram as bandas Furacão do Forró e Forró do Garotinho.

Nesta quinta, 13, as bandas Encantu’s, Forró da Xêta e Luan Estilizado farão a festa da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário