quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cientistas estudam caixão 'misterioso' enterrado junto ao rei Ricardo III


Cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra, que descobriram a ossada do rei Ricardo III, tentam agora decifrar a origem de um misterioso caixão encontrado nas proximidades do corpo do monarca....

O caixão de pedra em bom estado de conservação foi desenterrado na mesma época da exumação do corpo do rei, em setembro de 2012, mas a análise da estrutura só está sendo feita agora porque o estudo do monarca era prioridade.

Os pesquisadores acreditam que o caixão de mais de 600 anos deve abrigar o corpo de um cavaleiro medieval chamado Sir Willian Moton, que se acredita ter sido enterrado no local em 1362. Outra hipótese é que pertença a um franciscano do alto escalão da ordem religiosa na Inglaterra - Peter Swynsfeld, que morreu em 1272, ou William de Nottingham, que morreu em 1330.

O grupo que analisa o local já levantou a tampa de chumbo que fechava o caixão, mas ainda não encontrou nenhuma identificação.

A descoberta do esqueleto do rei Ricardo III foi uma das maiores conquistas arqueológicas dos últimos anos. O monarca, que governou a Inglaterra entre 1483, foi imortalizado nas obras de Shakespeare. Os pesquisadores exploraram durante várias semanas um estacionamento onde estaria a capela com o esqueleto do rei, falecido na batalha de Bosworth.

Sua morte pôs fim à Guerra das Duas Rosas, entre a casa de York e os Plantageneta. A capela foi destruída no século 16 e desde então se desconhecia sua localização exata.

TERRA 

0 comentários:

Postar um comentário