quarta-feira, 24 de julho de 2013

Eleitores de seis municípios do Vale passam por recadastramento biométrico

Dois deles têm se destacado pela procura ao cartório eleitoral


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), dois municípios da região têm se destacado no recadastramento biométrico de eleitores, que começou no estado em fevereiro deste ano: Emas, que já teve 77,8% de seus votantes recadastrados, e Aguiar, com 73,4%. Além deles, também estão passando por recadastramento outros municípios do Vale: Catingueira, Igaracy, Nova Olinda e Olho d’Água.

O TRE-PB continua convocando os eleitores desses municípios para comparecerem aos cartórios eleitorais onde estão subordinados e se recadastrarem. Quem ficar de fora do recadastramento terá o título eleitoral cancelado e ainda sofrerá outras sanções.

Estão sendo exigidos os seguintes documentos para o recadastramento: título eleitoral; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, ou controladores do exercício profissional e carteira de trabalho e previdência social; comprovante de domicílio (original); e certificado de quitação do serviço militar para os homens maiores de 18 anos que tirarão o título eleitoral pela primeira vez.

O recadastramento biométrico vai até março de 2014. Piancó e Santana dos Garrotes são os únicos municípios da região que já tiveram a experiência de votar por meio da urna biométrica, que identifica o eleitor por meio de sua digital. A novidade foi experimentada pelos dois municípios no pleito municipal de 2012.

Ou seja, no próximo ano, oito municípios do Vale votarão por meio do sistema biométrico, o que corresponde a 35,8% do eleitorado vale-piancoense, que atualmente chega a 127.037 pessoas, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
Folha do Vale

0 comentários:

Postar um comentário