domingo, 21 de outubro de 2012

“Maktub”

Tudo Está Por Escrever. E  Escrevemos Bonito Mais Uma Festa das Crianças do Cesb de Boa Ventura.
( Reynollds Augusto)


Há uma expressão árabe que não concordo muito, só em parte. Trata-se da palavra “Maktub”, que significa “já está estava escrito”. A primeira vez que tive contato com essa expressão foi à época da emocionante novela da Rede Globo, que se chamava O CLONE, da grande novelista Glória Perez. Havia muita emoção no enredo e um passeio superficial, mas interessante, em torno de uma cultura diversa da nossa.

Não sou “novelelo” de plantão, como dizia o CEBOLINHA, amigo da brava MÔNICA, mas no momento da primeira exibição da novela, eu estava convalescendo de uma enorme pancada da cabeça, que gerou um estado de coma e tudo.  Eram dias de incertezas externas, mas que reforçaram ainda mais a minha certeza íntima de que a morte não existe e que há vida sempre.

 Conhecer essa verdade através dos livros e pelos esclarecimentos lúcidos da Doutrina Espírita, codificada pelo grande Alan Kardec, é esperançoso. Agora, viver na prática e “objetivamente” essa verdade é essencial; e assim experimentando, aprendemos a fugir, ainda mais, das ilusões da caminhada. Dei uma “passeada”, consciente, pelo mundo dos espíritos, a nossa verdadeira morada.

 Eu brinco com os amigos que todo mundo deveria passar por esse choque de verdade e experimentar um estado de coma, por alguns dias. É uma terapia eficaz. Sabe aquela experiência de um Estado Quase Morte?(EQM).  Essa é uma terapia espiritual dura, para gente como eu, atrasada, que buscava ilusões, mas que serviu para pudesse rever valores e procurar novos caminhos.  Sei que você não precisa disso.

Mas, como eu dizia, só há uma coisa fatal, que está realmente escrita e que você jamais fugirá dela. É que nos fomos criados por Deus para depuração, para a evolução ou, expressão que não concordo para “a salvação”, pois “nenhuma das ovelhas do meu Pai se perderá”.  Palavras, palavras, palavras...

Para se depurar é preciso “andar”, se movimentar em busca da luz, ou da verdade, com disse Jesus. Eita! Até rimou. Deve ser porque eu estou lendo muito os versos inteligentes do meu amigo e irmão conterrâneo Merlânio Maia; e do meu amigo e irmão “UM AMIGO POETA”, um dos dirigentes espirituais do Centro Espírita Jesus de Nazaré, que “usa” a mediunidade de Lúcia, irmã do coração, para nos passar aqueles recados importantes às nossas vidas.

Mas Deus já escreveu algumas leis naturais imorredouras e que jamais precisarão de reparação, como a lei de causa e efeito, do amor e da caridade. Isso é sim já estava está escrito, pois não comporta mudanças. Os outros capítulos são por nossa conta.  Essa semana o Cesb (Centro Espírita Seareiros do Bem) da cidade de Boa Ventura, escreveu mais um capítulo dessa história (com H) bonita.

Quero cumprimentar a todos os trabalhadores nas pessoas dos meus irmãos MARCELO IVO, seu presidente e ANGELA GOUVEIA, uma das diretoras da casa, que não mede esforços para arrecadar presentes, donativos, para essa festa da luz que faz parte do calendário dos trabalhadores espíritas das cidades de Itaporanga e Boa Ventura.  “Quando agente faz um bem a alguém quanto bem esse bem nos traz”.

É uma festa bonita, tradicional que sempre arranca sorrisos da  meninada carente e sedenta de educação. E lembrar que alguns capítulos dessa estória linda começaram há mais de 20 anos, com Marcos Ernesto, Ernani Diniz, Zé Firmino, Marlene Guimarães, Paulo Henriques, o perseverante Manoel Ferreira... e tantos outros que a memória não quer lembrar. São capítulos escritos para que se chegue ao fim dessa história, que não tem fim, pois somos seres imortais rumo à plenitude.

E lembrar que tivemos alguns capítulos muito importantes, quando convocamos as minhas evangelizadas KARMEM E LÍVIA - que nas suas atuais juventudes ainda insistem em me chamar de TIO REY- para integrar o quadro de evangelizadores do Cesb, em uma época de escassos trabalhadores e elas, de pronto, aceitaram reforçando ainda mais essa estória de amor. E com um reforço: as mesmas trouxeram a sua mãe ANGELA GOVEIA, que se transformou em presidente  do CESB e que enriqueceu alguns capítulos dessa nossa história (com H mesmo) bonita.

A história do Cesb está ficando volumosa e agora entrou em cena o mais novo presidente MARCELO IVO, que começou a escrever os primeiros capítulos, auxiliado pela  "primeira dama” Daniela, sua esposa, que é outra força  no nosso grupo. 

Marcelo é do meu tempo, que não faz tanto tempo assim. Ele e "Cáca", sua irmã, faziam parte do nosso grupo de jovens da época, que, insisto, não faz tanto tempo assim. Fora um bom ator quando encenamos uma peça teatral denominada MENINOS DE RUA, que imitamos da FEP, mas o exclui do nosso NOVEL CORAL, fundamentadamente. Ele não conseguia cantar afinado, “nem com a peste”.  Já a sua irmã, ANA CATARINA, tinha uma voz afinada, dos céus. Saudades!

Mas a nossa estória está sendo escrita a cada dia, com novos irmãos. Estamos escrevendo capítulos do bem , do amor, da fraternidade, da paz, da alegria. Somos os escritores das nossas vidas.

Mas será que já estava escrito?


“Maktub”!?

Pense Nisso! Mas Pense Agora Mesmo

E escreva no livro de sua vida estórias de amor.

www.reynollds.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário