terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rompimento de cabos provoca apagão da TIM no Nordeste


O rompimento de dois cabos de fibra óptica usados pela TIM para serviços de transmissão de dados e voz provocou um apagão entre os usuários da operadora na manhã de sábado (20), em oito dos nove Estados do Nordeste.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a pane atingiu todas as regiões com prefixos de DDD iniciados com 7 e 8, o que exclui apenas o Maranhão.
Os serviços foram interrompidos às 7h e normalizados às 10h05. Os cabos se romperam entre Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), um à 1h e outro às 7h.
As causas ainda não foram esclarecidas. Também não se sabe o número de usuários afetados.
Em nota, a TIM confirmou o problema e informou que técnicos da empresa "atuaram para corrigir o incidente". A empresa disse ainda que os serviços foram normalizados e que "opera normalmente na região".
A Anatel informou que, de acordo com a resolução 477/2007, a operadora será obrigada a ressarcir o tempo em que os usuários permaneceram sem serviço, por meio da concessão de créditos ou descontos nas faturas.
A agência declarou ainda, por meio de sua assessoria, que vai apurar o caso para verificar eventual dolo. Caso seja considerada culpada pelo incidente, após processo com direito à defesa, a TIM poderá ser punida com penas que variam de advertência à multa. A empresa não se manifestou sobre eventual punição.

0 comentários:

Postar um comentário