terça-feira, 30 de outubro de 2012

Presidente da Cagepa responde a protesto popular contra falta d’água em Diamante

Abastecimento deverá ser normalizado a partir desta quinta-feira, segundo a Companhia


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O movimento reivindicatório feito pela população de Diamante na manhã dessa segunda feira, 29, em protesto contra a falta d’água na cidade, que levou ao fechamento da PB-361, teve resposta imediata do Governo do Estado. Ao tomar conhecimento do fato, algumas horas depois, o presidente da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), Deusdete Queiroga, afirmou que o abastecimento d’água local será normalizado a partir desta quinta-feira, 1º de novembro, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Queiroga tentou acalmar a população diamantense afirmando que a Aesa (Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba) abriu, desde a última sexta-feira, 26, as comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas para alimentar hidricamente o rio Piancó, que abastece a cidade, em razão dele se encontrar com nível d’água muito baixo. Mas o estranho é que sejam necessários tantos dias para regularizar o volume do Piancó após a abertura dos mananciais.

O presidente da estatal explicou que o abastecimento d’água de Diamante é feito através de um poço instalado no leito do rio Piancó. “Como, atualmente, o nível do rio está muito baixo, a água do poço praticamente secou. Com a abertura das comportas desses três mananciais (Condado, Couro da Vaca e Piranhas), o nível do rio Piancó se estabilizará e, consequentemente, o poço voltará a produzir água suficiente para abastecer a população de Diamante”, explicou o presidente. A maior parte de Diamante está sem água há, pelo menos, dois meses, acarretando transtornos e sacrifícios para a população urbana.  

Foto: protesto reuniu dezenas de pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário