quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Solução, Zebedeu? A Montanha e o Rato!


Por Lucas em 22/10/2008

Meu Prezado Zebedeu!

O que eu desejava, como escrevi aqui, não o que esperava, é que o Novo Prefeito, como médico, portanto, dotado de certa cultura, fosse de encontro a pseudo-ideologia de seu Partido, o PSDB, e começasse a montar o seu governo alheio ao velho continuísmo. Eu prefiro acreditar no que dizes! Ele, como obstetra, fazendo a política da divisão do quinhão entre os membros do Feudo, certamente, estará fazendo nada mais que o "Parto da Montanha". E tu sabes muito bem, meu caro Zebedeu, o que resultará deste nascimento. Como diz Horácio, o grande filósofo latino: Parturiunt montes, nascetur rdiculus mus.

Eu morava em Itaporanga, por ocasião da chegada do homem à Lua e o assunto que rodava pela cidade sobre o evento era diverso. Certa feita, num começo de noite, eu estava numa barbearia a espera de fazer o corte no cabelo, ouvindo a conversa que girava em torno daquele assunto. Um dizia: “isto é conversa fiada! O homem num pode chegar à lua, planeta é coisa de Deus, ninguém vai lá!”. Outro afirmava: “se ele chegasse lá, sairia do outro lado!”. Um outro, dando mostras de grande conhecedor das coisas, anunciava: “é o seguinte – se ele foi, num voltou e se voltou é porque num foi!” . E até o meu cabelo ser cortado, fiquei a ouvir aberrações do tipo.

Parece que a coisa não mudou, nestes mais de 30 e poucos anos! Para tristeza de todos nós e gáudio dos enganadores, o povo continua no marasmo cerebral, ao invés de discutir o que o novo administrador deva fazer, achando-se intelectual, faz aposta em quem foi o mais sabido nas eleições, quem usou melhor suas estratégias na corrupta compra de votos. É lamentável! Eu tinha escrito, anteriormente, que passada a eleição, os eleitos deveriam ajudar o novo administrador a governar bem a cidade, deixando de lado as ideologias, os interesses, e pensando, apenas, no desenvolvimento da Comunidade! Mas, pelo que me dizes, e parece que estou vendo, o troca-troca, as barganhas, as negociatas desonestas são feitas na cara do eleitor que, passivo, assiste a tudo, alheio aos fatos de interesse da coletividade e, muitas vezes, achando até engraçado! Que coisa!

O PSDB e o DEM que saíram seriamente machucados nestas eleições pelo Brasil afora, foram muito bem agraciados em toda Paraíba. Que beleza! Aonde há um Governo destas agremiações (muito longe de serem Partidos), o cheiro da corrupção anda por perto. A população de outros Estados da Federação soube responder. No Rio Grande do Sul, da governadora Ieda Crusius, o seu candidato amargou uma triste derrota. Para reeleição os candidatos são do PT e do PMDB. Na nossa Capital, João Pessoa, onde a cultura é mais avançada, o Grande Ricardo Coutinho, do PSB, deu um verdadeiro “banho”. Em São Paulo, em virtude de Kassab ter feito boa administração, indo de encontro à ideologia de seu partido, o segundo turno tende a lhe ser favorável. Meu caro Zebedeu, esta é, pois, a razão da Paraíba ser o estado mais atrasado da Federação. O povo teima em querer ser masoquista! De um lado, um governador cassado por corrupção, dando as coordenadas a torto e a direito, de outro um senador que não faz absolutamente nada pela Paraíba, sequer um discurso sabe fazer, pois quando ocupa a tribuna do Senado é para ler algo que lhe copiaram. E ainda há os torcedores de ambos, na eterna disputa em saber se seu time foi o vitorioso! Outro dia eu li, num blog, com que euforia o redator escrevia, informando com muita ênfase o encontro que o prefeito teria com o governador, como se aquilo fosse uma glória! Seria, sim, se o Governante do Estado não carregasse no lombo uma carga de processos. Mas é a tal coisa! Se o Banqueiro Daniel Dantas não está preso, porque o Governador irá perder o seu Mandato?

O que fazer, meu Caro Zebedeu? É esperar que as palavras do grande Horácio, pela primeira vez, textualmente se concretize, depois de 2.500 anos de sua morte!

Lucas
.

0 comentários:

Postar um comentário