Por Zebedeu em 03/10/2008

Nas cidades onde a disputa está realmente apertada é visível a distorção entre os resultados de pesquisa apresentado por estes dois institutos. O Perfil favorece os candidatos ligados ao grupo do senador José Maranhão, já o Consult tende a colocar na vantagem os candidatos ligados ao governador Cássio Cunha Lima. Para maior compreensão é só observarmos os números das intenções de voto nas cidades de Pombal ou de Monteiro onde cada instituto apresenta resultados diferentes, sempre obedecendo a lógica de quem encomendou a pesquisa se os vermelhos ou os amarelos.
Mas em Itaporanga a pesquisa do Pesquisa do Perfil mostra como vencedor o candidato lia gado aos Cunha Lima. E agora, isso não seria ilógico? Não, nesse caso o segredo estaria na diferença apresentada, apenas 10 %. Quando menor a diferença maior a ilusão de recuperação e, principalmente, quando se apresenta uma margem de erro de 5,22 pontos.
Isto significa que, considerando a margem de erro, o candidato adversário do grupo que contratou o instituto Perfil poderia está com 15,22 % à frente do candidato do grupo Maranhista, isso sem contar a manipulação com relação ao número de indecisos.
Nessa lógica os números tendem a coincidir com a pesquisa, para consumo interno, do candidato dos menos favorecidos, que apresenta uma diferença de 16 pontos percentuais.
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