quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Jesus Soares Fonseca, um grande Redator

Saulo disse...

Para ser um grande redator, duas coisas são necessárias, conhecimento geral e conhecimento específico. Esses dois componentes são a verdadeira essência dos escritos que tenho lido quando Jesus Soares Fonseca resolve dar o seu banho.

O que seria conhecimento geral e qual sua influência para quem escreve: É o conhecimento acumulado em toda a uma vida. Quanto mais experiências você tem, mais conhecimento geral você acumula. E isso não tem necessariamente a ver com idade. Tem a ver com estilo de vida. Joseph Sugarman escreveu em um dos seus livros, que os melhores redatores são aqueles que têm vários hobbies, se interessam por muitas coisas, viajam bastante e são sedentos por novas experiências e conhecimento.

Nosso cérebro é um ilimitado disco-rígido, tudo que sentimos, comemos, vemos, ouvimos e experenciamos é armazenado. E, um dia, talvez sem se dar conta, você irá se lembrar de uma sensação de anos atrás que ajudará no processo de criação. Nada na vida é inédito, é tudo uma questão de selecionar os fragmentos certos num mar de experiências e transformá-las numa idéia original. Quanto mais conhecimento e experiências você tem armazenados, mais fácil de se encontrar os fragmentos certos e combiná-los para se chegar a grande idéia.

Uma das melhores formas de se chegar à uma grande idéia é relacionando coisas totalmente diferentes com o problema (produto) em si. Essa técnica é chamada de pensamento lateral. O conceito de pensamento lateral hoje é bastante utilizado no processo criativo, mas era uma grande viagem quando se ouviu falar pela primeira vez, em 1967. Por exemplo: você precisa criar um criativo anúncio de carro, mas é difícil ser criativo pensando em coisas: estrada, rua, rodas, potência, conforto… então você pensa em caminhos diferentes como: para-quedas, música e mágica. Pode ser que não dê em nada, mas é um ótimo caminho.

Jesus Soares Fonseca, pela maneira como escreve, certamente usa essa técnica e sempre trás a toma matérias fantásticas que servem até de calmante a nossa mente porque ele busca com palavras simples o que há de mais profundo e acalento os seus leitores com uma redação impecável.

Mas ele também tem um Conhecimento específico fabuloso, ele conhece o que escreve, ele conhece o seu público e sabe do que ele gosta, ele compreende o linguajar tanta do público alvo, como o seu próprio linguajar que será transferido para o papel.

Conhecimento específico é o acumulado na sua área de atuação. Mas redator não tem uma área de atuação, tem quantas forem necessárias para cativar o seu leitor. Conhecimento sobre computadores entendendo de hardware, conhecimento de uma ONG conhecendo a sua causa e por aí vai.

Há uma máxima que diz que uma boa maneira de começar a escrever é examinando a escrita em todos os angulos. Redator deve conhecer muito o assunto que vai escrever, mas quem escreve uma vez ou outra sabe que isso nem sempre acontece e as chega a pegar em suas escritas. Redator também tem que ter a grande habilidade de fazer do pouco, muito e é exatamente aí, onde o Jesus Soares Fonseca dá um banho.

5 de Novembro de 2008 22:53

0 comentários:

Postar um comentário